Wednesday, January 31, 2007

Parabéns Mãe!

Um post especial para dar um grande beijinho de parabéns à minha querida Mãe!

Tuesday, January 30, 2007

Vida de cão!

Andava eu muito bem a passear quando decido entrar numa loja que vende acessórios... começo a ver as coisas... e depois de olhar com mais cuidado reparei que mesmo ao lado dos brincos e pulseiras estão coleiras para cão, não me contive e desmanchei-me a rir!
A verdade é que não foi a primeira vez que me aconteceu, é que por todo o lado há lojas com roupa e acessórios para cães, no início pareceram-me lojas com roupa de bebé e até cheguei a entrar, convencida de que ia comprar alguma coisa para os meus sobrinhos!!
Enfim, os japoneses têm uma forma curiosa de tratar os seus cães, por exemplo vêm-se muitas pessoas com malas (tipo carteira) grandes e só por acaso é que se repara que vai lá dentro um cão, é claro que nestes casos os cães são minúsculos.

Com tanta loja de roupa e acessórios para animal no Japão, cão que se preze não pode andar nu...ora vejam esta foto...

Monday, January 29, 2007

Acontece aos melhores...

Agora que eu já estou perfeitamente à vontade a percorrer a cidade de bicicleta... subi mal um passeio...dei um trambolhão e arranhei os joelhos... o que me valeu foram as luvas que tinha colocadas, porque senão agora não conseguia estar a escrever isto! Enfim...acontece aos melhores...

Museu Edo-Tóquio

Este Sábado fui até ao Museu Edo-Tóquio. É um museu muito interessante que mostra a história da cidade de Tóquio desde o período Edo (antigo nome de Tóquio) até ao início da influência ocidental. O edíficio onde fica o museu é muito original e só por isso já merece a visita! Aqui ao lado deixo uma foto.

O museu incluí uma réplica, em tamanho real, da antiga ponte Nihonbashi que era a entrada para a cidade Edo, um teatro de Kabuki e mais uma série de casas, lojas e objectos das várias épocas que mostram como as pessoas viviam nessa altura. Eu gostei especialmente da réplica do bairro de Ginza, já depois da influência americana mostra um bairro perfeitamente ocidental mas tão diferente do que Ginza é hoje em dia!

Thursday, January 25, 2007

Bicicletas II

Então não é que hoje vi um japonês a escrever sms enquanto pedalava a sua bicicleta?

Wednesday, January 24, 2007

Números!

Em português 1 é sempre um... ok pode ser uma...
Em japonês 1 pode ser:
Ichi - número 1
Itori - 1 se nos referirmos a 1 pessoa
Ipon - 1 se for 1 objecto comprido
Ichimoi - se for 1 objecto plano
Iko - se for 1 objecto redondo
Itotsu - se o objecto for indeterminado (por exemplo 1 nódoa)
Ichigatsu - se for o mês 1 (janeiro)
Tsuitachi - se for o dia 1

E é claro que isto não é só para o número 1... 2, 3, 4 etc desmultiplicam-se da mesma forma!

Existirá no mundo algum povo mais complicado do que o japonês?

Tuesday, January 23, 2007

Bicicletas!

Não sei se já tinha contado, mas o Luís ofereceu-me de prenda de anos (em Maio do ano passado!) uma bicicleta, que se tem revelado muito útil uma vez que aqui ao pé de casa há série de sitios onde chego facilmente de bicicleta e além disso é um óptimo exercício! Aqui fica uma foto da minha bicicleta!

As ruas têm passeios largos e é por eles que normalmente ando e depois de alguma atrapalhação inicial com os peões agora já consigo andar razoavelmente bem...é claro que sempre com a mão no travão e com toda a atenção...se calhar por isso é que me impressiona tanto o que os japoneses conseguem fazer enquanto percorrem a cidade numa bicicleta... Para além de ouvirem música e de carregarem com os filhos (que é bastante normal), já vi gente a comer sandes e até a falar ao telemóvel e não, não usavam auricular!!

Monday, January 22, 2007

Fim de semana descansado!

Na noite de Sábado, como já é habitual, juntámo-nos com os amigos. Desta vez fomos jantar a casa do C. e da Y. (português+russa). Já no fim do jantar tivemos a grande novidade de que o convite para jantar teve um motivo muito especial que foi o anúncio de que os nossos anfitriões vão ser pais! Vai ser engraçado ver nascer o primeiro bebé do grupo! A festa continuou pela noite dentro, felizmente os vizinhos deles não se importam com a música alto!

No resto do fim de semana, o tempo esteve sempre meio encoberto o que não ajudou a decidirmos fazer alguma coisa... por isso passámos os dias debaixo de uma manta na sala a ver filmes em DVD...ai que bem que sabe não fazer nada!

Friday, January 19, 2007

6ª feira

Já há algum tempo (ou seja desde que deixei de trabalhar na Vodafone) que não tinha a sensação de descanso, misturado com alegria que as sextas-feiras trazem e que faz com que toda a gente tenha um ar mais ligeiro e um sorriso na cara!
Pois é, curso de japonês está a dar-me cabo da cabeça, é como se fosse um trabalho a tempo inteiro. Todos os dias temos imenso vocabulário novo para decorar, já para não falar das letras dos alfabetos! É verdade que assim estou a aprender muito rapidamente, mas também é verdade que fico verdadeiramente contente de ver chegar o fim de semana :)
Bom fim de semana!

Thursday, January 18, 2007

Depois de 7 dias de aulas...

...Já nos ensinaram...
...o alfabeto hiragana (cerca de 50 caracteres que eu já consegui aprender todos!!!...Ok ainda tenho algumas dúvidas em alguns...mas poucas!!)
...o alfabeto katakana (outros 50 caracteres...bem, desses 50 eu sei uns 10...)
...a apresentarmo-nos e a apresentar os outros (nome, país e profissão, como só aprendemos 4 profissões eu sou uma estudante!...) - "Watashi ha Luisa desu, Portugarojin desu, gakusei desu"
...a perguntar o que é uma coisa ou quem é uma pessoa
...localizar coisas e pessoas (direita, esquerda, em cima, em baixo, à frente, atrás, aqui, ai, ali,...)
...algumas cores
...alguns objectos
...números
...a família (pai, mãe, filho, irmão, sobrinho, ...) descobri coisas muito giras, por exemplo os japoneses têm termos diferentes quando estão a falar da sua própria família e quando falam sobre a família dos outros! E quando se referem à sua própria mãe chamam-lhe "Haha" e ao seu pai "Chichi"!
...e hoje aprendemos a perguntar quanto custa e vários termos ligados às compras! Inocentemente, eu resolvi perguntar à professora como é que se pergunta se podemos experimentar alguma coisa....mas a resposta foi "ahhhhh, very very dificult!" Ou seja, já consigo perguntar o preço e dizer que quero comprar uma camisola, mas não a posso experimentar :)

Tuesday, January 16, 2007

Filas!

Os japoneses são muito organizados e civilizados! Isso nota-se em várias situações, por exemplo, a subir uma escada rolante as pessoas encostam-se ao lado esquerdo e assim deixam o lado direito livre para quem quer subir a escada a andar. Isto não é propriamente uma grande novidade, apesar de não acontecer em Portugal, é prática corrente em vários países, agora a grande novidade, pelo menos para mim, são as filas para esperar o comboio! Normalmente as pessoas distribuem-se ao longo da linha e entram na porta que está mais perto...aqui as portas estão marcadas no chão e as pessoas colocam-se em fila, atrás da marca, e assim quem chega primeiro à estação é quem entra primeiro no comboio!
... E lá estou eu, na fila à espera do comboio!

Saturday, January 13, 2007

Spyro's - restaurante grego

Ainda no sábado jantámos num restaurante grego que fica num edifício chamado Junk Yard, numa rua transversal à Omotesando dori. Apesar do nome do edifício, posso garantir que o Spyro's é muito bom! Cada vez que penso nos filetes de bacalhau fresco, fico com água na boca!

Preparação para a neve!

O Japão tem imensos locais com boa neve para praticar desportos de inverno e por isso já há algum tempo que o Luís e eu temos andado a pensar em tratar de organizar um fim de semana numa dessas estâncias. Assim, resolvemos começar pelo equipamento e Sábado fomos a uma feira de equipamento de ski e snowboard no Tokyo Big Sight, a FIL aqui em Tóquio, onde encontramos de tudo e a preços muito bons! Depois de termos comprado o equipamento que precisávamos, verificámos que havia uma agência de viagens de neve e claro que achámos que seria óptimo sairmos de lá já com a viagem à neve marcada... mas azar...ninguém falava inglês e o nosso japonês ainda não dá para tanto...

Thursday, January 11, 2007

Iwo Jima

Li no jornal que estreou ontem em Portugal o filme "As bandeiras dos nossos pais", para quem não sabe trata-se do primeiro de dois filmes realizados pelo Clint Eastwood sobre a II guerra mundial, a batalha de Iwo Jima.
"As bandeiras dos nossos pais" relata a guerra com a visão dos americanos. O segundo filme, "Cartas de Iwo Jima", retrata a mesma guerra pelo ponto de vista dos japoneses. Ambos os filmes já estrearam aqui no Japão e nós já tivemos a oportunidade de os ver. Gostei especialmente do segundo por mostrar como é diferente a forma de pensar dos japoneses! De qualquer forma aqui fica o meu conselho: se poderem, vão ver! Deixo-vos os dois traillers!



2º dia de aulas

Confesso que ontem fiquei um bocadinho assustada e por isso, passei uma boa parte da manhã de hoje a estudar afincadamente! Foi de tal forma que quando, na aula nos passaram o trabalho para casa, para amanhã, eu me apercebi de que já está feito...ehehe lá diz o ditado "o que está feito ganha ao que está por fazer"!!
Ainda durante a manhã dei-me conta de que de facto sou uma estudante novamente e faltava-me uma serie de material, por isso lá me meti na bicicleta e toca a comprar lápis, borracha, estojo... por coincidência a aula de vocabulário de hoje focou-se precisamente nas palavras relativas ao material escolar, assim já sei dizer livro, caderno, dicionário, caneta,...!
Ah, e aprendi também a perguntar o que é isto, isso e aquilo!! Muito muito útil!

O Luis foi hoje para a Coreia e volta já amanhã, tenho que lhe dizer que desta vez tem que me trazer um presente... é que também aprendi a dizer "presente" em japonês e por isso tenho que treinar :)

Wednesday, January 10, 2007

1º dia de aulas!

Passo então a contar... cheguei à escola e procurei o meu nome no quadro à porta da escola a fim de verificar a que sala de aula tinha que me dirigir...como já estava 5 minutos atrasada desatei a correr até à sala e qual não é a minha surpresa quando vejo que a sala está vazia... "upps, para onde terão ido?", pensei eu... corri até à entrada e perguntei se sabiam onde estavam as pessoas da minha turma...caos...só me dizem para esperar...eu espero, espero (e com isto já vamos em 10 minutos de atraso)...começo a ficar impaciente...por fim lá aparece uma pessoa, que deve ser o responsável pela secretaria, e que me diz "a sua aula era da manhã, perdeu a manhã toda de aulas" e eu "Não, a minha turma é da tarde!!" eles lá perceberam que tinham feito um erro e depois de mais 1 telefonema e mais 5 minutos, lá me dizem a sala de aula!
Depois deste pequeno precalço lá entro dentro da sala com a aula a decorrer, felizmente não perdi muito!
Os meus coleguinhas: uma russa (que eu já conheço), uma polaca, uma alemã, dois coreanos, uma chinesa, um americano, uma irlandesa, um tailandês e um sueco!
Posso dizer que estou estoirada e já percebi que vou ter que estudar muito!
Hoje aprendi a apresentar-me (nome, nacionalidade), a dizer sim e não, a escrever algumas letras em hiragana.
Os japoneses utilizam 3 alfabetos: Hiragana, Katakana e Kanji! E para facilitar em vez de dizerem as vogais na ordem: aeiou dizem antes aiueo!
Bem, vou estudar... amanhã tenho um ditado!!!

Monday, January 8, 2007

Dia da Maioridade - Seijin no Hi

A segunda 2f do ano é feriado cá no Japão, celebra-se o dia da Maioridade! Assim, segundo a tradição, todos os rapazes e raparigas que façam 20 anos entre Março 2007 e Fevereiro de 2008 celebram este dia de uma forma especial.

Vestem trajes formais, Kimonos. Os homens, muitos hoje em dia preferem usar um fato ocidental em vez do tradicional kimono preto. As mulheres usam um kimono especial, o furisode (vejam na imagem ao lado - é o mais formal kimono, normalmente usam um que seja herdado das mães ou avós) e vão vestir-se e pentear-se ao cabeleireiro... parece que a razão é o facto deste tipo de kimono ser muito dificil de vestir, cá para mim é só uma desculpa :).
Durante o dia assistem a uma cerimónia junto das autoridades locais e depois juntam-se com os amigos e vão festejar!

Tsukiji!

Esta 6f fizemos um programa muito conhecido pelos japoneses em Tóquio (e também pelos turistas), fomos até Tsukiji, o maior mercado de peixe do mundo!
Na realidade não foi planeado, fomos jantar fora a um restaurante que eu adoro, o Sushizanmai que fica muito próximo do mercado, e como o restaurante está aberto 24 horas do dia, fomos ficando...ficando...e quando demos por nós já eram 4h30 da manhã, como o mercado abre às 5h concluímos que era uma boa ideia aproveitarmos estar tão perto para o ficar a conhecer.
E de facto vale a pena! Vimos peixes com um tamanho incrível! Atuns quase da nossa altura, caranguejos gigantes aqui do Japão, ameijoas, lingueirão e mais uma série de bivalves enormes! Àquela hora havia um movimento impressionante de pessoas a trabalhar, a comprar e muitos turístas! Nós estivemos cerca de 2 horas no mercado e nem um décimo conseguimos ver! É gigante o espaço, os comerciantes andam numa especie de carrinhos para o transporte do peixe de um lado para o outro...nós quase fomos atropelados dezenas de vezes! Deixo-vos aqui algumas fotos para verem!


Com saudades de Portugal lá decidimos comprar lingueirões e Sábado fizemos um belo arroz!

Friday, January 5, 2007

Saldos!

Começaram os saldos e assim, resolvi juntar o útil (ficar a saber como se comportam os locais nestes dias) e o agradável (afinal umas comprinhas é sempre um bom passeio) e meti-me a caminho de Shinjuku, uma das grandes zonas de comércio que eu até agora tinha explorado pouco.
O resultado resume-se a uma expressão: surreal!! As lojas estão atulhadas, parece que anda toda a gente maluca a discutir um par de botas, as filas para experimentar são gigantes, as filas para pagar idem! Depois de 3 horas a andar resolvi voltar para casa sem ter comprado nada!

Thursday, January 4, 2007

Sente-se, por favor!


Que tal esta cadeira? Está à porta de uma loja de decoração japonesa em Yokohama :)

Wednesday, January 3, 2007

Yokohama!

Aproveitando o facto do Luis ter uns dias de férias, resolvemos ir até Yokohama, uma cidade de 3,5 milhões de habitantes que fica a meia-hora de Tóquio e que se junta com os bairros periféricos de Tóquio de tal forma que, vista de cima, não se consegue perceber onde termina uma cidade e começa a outra! É também uma cidade muito gira, virada para o mar, com uma zona marítima grande de bares e restaurantes e onde fica o Landmark Tower que, para além de ser o edifício mais alto do Japão, tem ainda o mais rápido elevador do mundo (45Km/h)!!

Yokohama é também muito conhecida pela Chinatown que ao contrário das Chinatowns por esse mundo fora não vende cópias de artigos de marca porque os japoneses são completamente contra as falsificações, é antes uma zona de ruas pequenas cheia de restaurantes! A foto ao lado foi tirada lá!
Para além de visitarmos todos estes sitios, nós fizemos um pequeno passeio de barco que vale mesmo a pena!


Tuesday, January 2, 2007

Ainda no espírito de passagem de ano...

Nos últimos dias andei intrigada pelo facto de haver por todo o lado bambus! A maioria são assim como o da imagem ao lado e encontram-se nas lojas e restaurantes, mas também há alguns arranjos que mais parecem grinaldas e que se colocam no cimo das portas ou pendurados na rua, nas estações de comboio,...
O japonês que passou connosco a passagem do ano contou-nos que é para dar boa sorte no novo ano... pode ser que a foto faça o mesmo efeito :)

Monday, January 1, 2007

Bom Ano!!

Passamos a noite de fim de ano em casa de uns amigos e comemos um bacalhau com natas fantástico! :) Já eram 4h da manhã quando regressámos a casa e nos lembrámos de passar pelo templo Meiji, porque é o sitio onde os japoneses vão no fim de ano...e assim, mesmo sendo tarde lá fomos os dois até ao templo...pois acreditem que àquela hora estava atulhado de gente!

Os japoneses vão lá pedir boa sorte para o novo ano e atiram moedas de uma distância louca para dentro do templo! À volta há uma serie de barraquinhas a venderem comida e bebidas, como por exemplo peixe frito em espetada...

Google