Bonecas japonesas
A indústria de criação de bonecas à semelhança de mulheres, tem-se desenvolvido imenso no Japão. Acho que este video explica bem de que se trata...
A indústria de criação de bonecas à semelhança de mulheres, tem-se desenvolvido imenso no Japão. Acho que este video explica bem de que se trata...
Rabiscado por Lu às 5:55 PM 1 bitaites
Este fim de gravidez está a ser muito animado! A minha irmã regressou a Portugal na 6f passada e nesse mesmo dia chegaram os nossos amigos R. e M. que vieram acompanhados por mais 4 amigos. Neste momento já me canso com muita facilidade, por isso durante o dia não os temos acompanhado, mas à noite lá vamos nós jantar fora e mostrar um bocadinho de Tóquio... na 6f estivemos em Shinjuku, no Sábado partimos para Roppongi e acabámos a noite a cantar num karaoke e ontem Shibuya. Como disse... uma animação!
Rabiscado por Lu às 4:34 PM 3 bitaites
A Maria João foi-se embora hoje e eu cá fiquei cheia de saudades. Foi uma semana muito divertida e mesmo com a minha barriga a pesar bastante fartámo-nos de passear. Aqui ficam umas fotos!
Rabiscado por Lu às 4:41 PM 2 bitaites
A minha irmã chegou na 6f. Tou radiante!!
Rabiscado por Lu às 9:06 PM 0 bitaites
Já há algum tempo que andávamos para nos inscrever num curso de preparação para o parto, assim, quando entrei em licença de pre-maternidade tentei marcar e qual não foi o meu espanto ao saber que já só havia curso dias 22/23 de Novembro, ou seja depois da data prevista para o nascimento da Maria...
Rabiscado por Lu às 8:15 PM 0 bitaites
Este ano decidimos aproveitar os nossos anos de casados para conhecer mais alguns dos muito bons restaurantes de Tóquio. Assim, na 2f (feriado) fomos almoçar ao Peter no Hotel Península. O restaurante fica no 24 andar e tem uma magnifica vista sobre a zona de Ginza, palácio imperial e respectivos jardins, a nossa mesa ficava virada para o palácio e só pela vista já valeu a pena, mas além disso almoçámos lindamente. Não tirámos fotos nossas, mas apanhei esta aqui na internet...
Rabiscado por Lu às 9:40 AM 0 bitaites
Pois é, fazemos hoje precisamente 2 anos de casamento... o tempo passa rápido!
Rabiscado por Lu às 4:52 PM 5 bitaites
Para verem a evolução da barriga:
Rabiscado por Lu às 6:15 PM 4 bitaites
Já há algum tempo que andamos com vontade de comprar uma faca de cozinha japonesa, daquelas "à séria", especiais de corrida que os cozinheiros usam para cortar o peixe para sushi e sashimi. Aqui há uns tempos estivemos numa verdadeira loja de facas japonesas e estamos nós já decididos a pagar caro, mas levar uma faca fantástica para casa, quando desistimos...
É que a verdadeira faca japonesa exige manutenção! O senhor da loja começou a explicar-nos que a faca ganha ferrugem, e por isso é preciso lava-lá sempre com um pó especial... para além disso tem que ser afiada sendo que a compra da faca incluía o serviço de manutenção anual com direito a afiação da faca... mas se um dia quisermos sair daqui já não podemos contar com esse serviço... por isso teríamos de comprar no mínimo 3 pedras de afiar (cada uma a pesar 2kg e a custar qualquer coisa como 15 euros)... depois desta conversa toda, pareceu-nos que estávamos a comprar um animal de estimação e acabámos por desistir!
Mas convictos de que precisamos de uma faca como deve ser na nossa cozinha, não desistimos totalmente da ideia, apenas começámos a ver qualquer coisa menos exigente (e mais barata!) e assim acabámos por comprar uma magnifica faca de cerâmica da empresa Kyocera, (Kyocera é a junção do nome da cidade Kyoto + Ceramics), e estamos a adorar o resultado! Não corta cenouras cruas como se fossem papel (como a autêntica faca samurai), mas também não se engasga e faz o seu papel muito bem feito e especialmente é de baixa manutenção!!
Rabiscado por Lu às 6:52 PM 2 bitaites
Já várias pessoas me perguntaram sobre este tema e confesso que demorou bastante tempo até saber como é que a lei japonesa de trabalho funciona e quais são os meus direitos! A razão para ter demorado bastante tempo é simples... as mulheres japonesas deixam de trabalhar quando engravidam (ou mesmo antes disso, logo assim que se casam) e por isso há poucas pessoas que sabem. No meu caso, sou a primeira mulher no escritório que vai ter um bebé e continuar a trabalhar!
Enfim, à parte isto e após algum tempo de procura e a ajuda dos RH da minha empresa, lá fiquei a saber que a lei japonesa prevê :
- que a mulher tem que tirar 6 semanas antes do bebé nascer (parece que os colegas de trabalho não apreciam ver uma mulher com uma barriga enorme a trabalhar...), atenção que isto não é opcional!
- que a mulher tem direito a tirar 8 semanas depois do bebé nascer, mas se quiser pode voltar a trabalhar ao fim de 6 semanas bastando para isso a autorização do médico (...gostava de saber quem é que ao fim de 6 semanas de ter um bebé quer voltar a trabalhar!!!!)
- Durante as 6 semanas antes do parto e as 8 semanas posteriores a mulher recebe 60% do seu ordenado base, pago pela segurança social (quem tem queixas da lei portuguesa??)
- depois disso a mulher pode pedir uma licença de acompanhamento do bebé até que o bebé complete 1 ano de idade. Durante esse período fica em casa e recebe 20% do ordenado base (não é mau tendo em conta o dinheiro que se poupa em babysitters, empregadas ou berçários...)
- Se quando o bebé fizer 6 meses a mulher decidir regressar ao trabalho então recebe um bónus de um valor que ninguém sabe dizer quanto é :)
Enfim, tem coisas boas como agora eu estar estas 6 semanas descansada em casa e com tempo para preparar as últimas coisas, e o facto de se ter a possibilidade de tirar até 1 ano... e coisas piores como o ordenado... é assim, não se pode ter tudo!
Rabiscado por Lu às 5:48 PM 7 bitaites