Tuesday, August 28, 2007

Em Portugal!

Depois de um fim de semana de praia em Shimoda, que incluiu 5 horas de viagem de carro no regresso a Tóquio (grande parte dos 200 km foram feitos em pára-arranca), tive apenas 3 horas de sono, mas mesmo assim acordei entusiasmada com a vinda para Portugal, onde cheguei 22 horas depois!
As próximas semanas vão ser passadas a matar as saudades que já eram muitas, regresso no fim do mês, dia 27 de Setembro para começar a trabalhar dia 1 de Outubro...até lá o blog vai de férias comigo!

Friday, August 24, 2007

Último dia de aulas

Hoje foi o meu último dia na escola de Japonês (a turma ainda tem mais 1 semana de aulas mas eu vou para Portugal já na próxima 2ª feira) e coincidiu com uma visita de estudo! Fomos até ao Tóquio Sea Life Park, um aquário muito giro! O nosso Oceanário em Lisboa tem uma variedade muito maior de peixes, de qualquer forma foi giro ver os tubarões martelo, um cardume enorme de atuns gigantes, uma garoupa enorme e os pinguins! Aqui ficam algumas fotos.

Eu e a professora...
O encontro foi em Shibuya...

No aquário...

Fora do Aquário...

Thursday, August 23, 2007

Taxi!

Andar de taxi no Japão é só por si uma experiência gira!

Os taxistas são um bom exemplo do brio profissional dos japoneses, assim normalmente os carros estão sempre impecavelmente limpos, os bancos estão cobertos por uma espécie de colcha branca, de gosto dúvidoso, mas imaculada e o taxista usa luvas brancas.
Tóquio é uma cidade muito grande e mesmo edifícios ou hoteis que para nós parece que é óbvio que um taxista conheça, na realidade isso pode não acontecer, especialmente se a viagem for longa, os taxistas estão normalmente "especializados" numa determinada zona e se vamos para muito longe já não sabem o caminho! De qualquer forma, os carros estão sempre equipados com um GPS o que resolve o problema...se o taxista souber funcionar com a máquina, pois é, já aconteceu ele não saber e não foi só uma vez!
Outros detalhes engraçados:
- Os carros têm luzes a indicar se estão cheios ou vazios, é giro que quando estão cheios acedem uma luz verde e quando estão vazios a luz é encarnado. No início é um bocado estranho parece que vai contra o nosso código de cores (verde sim/bom/avançar, encarnado não)...
- Nunca abrir a porta do carro! O taxista tem um controlo remoto e por isso é ele que abre e fecha a porta do carro e fica chateado se formos nós a fazer isso!
- Não dar gorgeta! No Japão não se dá gorgetas e o taxi não foge à regra, é considerado um insulto ao trabalho!

Sunday, August 19, 2007

Anime

Como sabem, o Japão é um dos maiores produtores mundiais de banda desenhada, filmes e bonecos de animação. Assim, este Sábado fomos até uma feira de "Anime". Por lá encontrámos milhares de bonecos e pessoas vestidas de boneco animado! Deixo aqui algumas fotos:





Tuesday, August 14, 2007

Exame de Japonês - 2ª Parte

Ontem tive a segunda parte do exame de japonês (escrever e ouvir/compreender). Achei difícil e longo. Foi a manhã inteira e quando acabou senti-me verdadeiramente cansada, e muito receosa... se não tiver acima de 60% tenho que repetir.
Hoje soube o resultado e passei. Fiquei muito contente, especialmente porque na 1ª parte, a conversa, consegui 89% o que me deixou verdadeiramente surpreendida. Na parte escrita fiz imensos erros de ortografia, mas tudo bem, está feito!

Saturday, August 11, 2007

Onjuku

Como o calor se mantém, eu e o Luís continuamos em busca de boas praias a uma distância razoável de Tóquio. Assim fomos conhecer Onjuku que fica a 80 minutos de comboio e valeu muito a pena. A praia fez lembrar o Algarve, areia fininha, bom mar mas com a água um pouco mais quente. Onjuku é também conhecida como a praia da Lua do Deserto, duas estátuas uma princesa e um príncipe árabes montados em cima de dois camelos foram construídas para comemorar uma música que foi inspirada nesta praia. Por outro lado a praia também é conhecida como a Acapulco do Japão...parece que nesta praia houve um naufrágio de um barco mexicano e que as pessoas foram salvas pela população de Onjuku, esse dia marcou o início da amizade entre o Japão e o México.

Tantas histórias para um lugar tão pequeno! Aqui ficam algumas fotos.



Friday, August 10, 2007

Exame de Japonês - 1ª Parte

Hoje foi dia de exame de japonês e por isso esta semana passou-se basicamente a estudar. O exame é constituído por 3 partes: conversar, escrever e ouvir/compreender. Cada uma das partes conta como 100% e para passar no exame tenho que ter em cada uma das partes respectivamente nota superior a 60%, se tiver abaixo de 50% em qualquer uma das partes chumbo, se tiver entre 50% e 60% posso voltar a repetir essa parte do exame.
Hoje tive a conversa, apenas 15 minutos sozinha com a professora nos quais tenho que responder a várias perguntas. Pelo menos desta vez consegui compreender as perguntas todas e responder, mas sinceramente não faço ideia se consegui usar a gramática correcta.
Segunda-feira será a 2ª e 3ª parte, vamos ver como corre :)

Esta na altura de ouvir uns "Gambate Kudasaine" ou seja...Boa Sorte!

Wednesday, August 1, 2007

Emprego!

Desde a última vez em que vos contei a primeira entrevista de emprego na JIG, voltei lá 3 vezes.
- Uma para ter a entrevista com o presidente, o vice-presidente da área Financeira, o vice-presidente de Marketing e o responsável de Recursos Humanos, do meu lado estava eu e o headhunter. De resto a entrevista foi muito semelhante à anterior. De notar que foram todos muito simpáticos e que o VP Financeiro até fala um bocadinho de português :)...parece que esteve 1 mês no Brasil e já viajou muito pela América do Sul.
- A reunião seguinte foi para me apresentarem a proposta de emprego, que eu gostei mas tive que negociar o número de dias de férias e ainda aulas de japonês (porque acho importante continuar a aprender!).
- A JIG aceitou as minhas condições e assim, hoje lá fui finalmente assinar o contrato!
Assim, a partir de 1 de Outubro começo a trabalhar! Até lá, vou acabar o curso de japonês que estou a fazer e vou aproveitar para passear e não fazer nenhum! E em Setembro vou a Portugal!

Google