Friday, February 29, 2008

Lady's Set

Durante o período de almoço é comum os restaurantes terem menus com preços mais económicos do que ao jantar, aliás chega mesmo a ser irritante, porque se formos jantar ao mesmo restaurante comemos exactamente a mesma coisa pelo dobro ou mesmo triplo do valor, de qualquer forma aqui há um tempo apercebi-me de uma coisa.... além dos menus normais, alguns restaurantes têm o "Lady's set", ou seja um menu especial so para mulheres! Estão a ver... menu para crianças... menu para mulheres...
Apesar de nas ultimas décadas a situação ter melhorado bastante, a verdade é que ainda continua a haver diferenças na forma como a sociedade japonesa olha as mulheres e os homens. Nas empresas, por exemplo, é muito raro encontrar mulheres em lugares de gestão de topo e os ordenados das mulheres são normalmente mais baixos.
No caso do "Lady's set" até é uma discriminação positiva para as mulheres que comem o mesmo por um valor mais baixo ou pagam o mesmo mas têm direito a um menu mais completo, no entanto não deixa de ser discriminação. Aqui há um tempo, fomos almoçar 4 pessoas e éramos 3 mulheres e apenas 1 homem... senti-me um bocado mal porque pedimos exactamente a mesma coisa, pagamos exactamente a mesma coisa, mas nos as 3 tivemos direito a sobremesa...ele não!

No comments:

Google