Thursday, August 14, 2008

Tolerancia ao contacto fisico

Este fim de semana, estavamos 3 portugueses a nadar em shimoda e a observar como e diferente a nossa tolerancia em relacao ao contacto fisico ou a partilha do nosso espaco e a dos japoneses.
Na nossa cultura e comum o cumprimento por beijinhos, apertos de mao e abracos, ate com pessoas que acabamos de conhecer ou conhecemos mal, para os japoneses este tipo de contacto fisico e inexistente, nem sequer entre amigos, marido/mulher, pais/filhos, as pessoas se cumprimentam com contacto fisico e normalmente mantem 1 metro de distancia entre as duas pessoas. Nao me esqueco de quando estive em Barcelona com uma colega do escritorio e encontrei um amigo, eu apresentei-o a minha colega e ele pespegou-lhe 2 beijinhos na cara, ela abriu os olhos e ficou encarnada como sei la... mais tarde perguntei-lhe se estava tudo bem e ela respondeu-me que sim, mas que nunca lhe tinha acontecido uma coisa destas e achava horrivel!
Enfim, por outro lado, quando se trata de partilha de espaco publico, os japoneses nao se importam de entrar num elevador atulhado e seguirem como se fossem sardinhas em lata, em vez de esperar pelo proximo, ou de estar no mar de uma praia rodeados de pessoas por todos os lados, permanentemente a serem empurrados por uma boia, ou um par de barbatanas na maior confusao... Ja nos preferimos esperar pelo proximo elevador (ou ir de escadas) e dentro de agua na praia falamos a uma distancia de pelo menos 1 metro uns dos outros! Estranho, nao e?
Os japoneses, porque sao muitos e estao habituados a partilhar espacos pequenos como sejam o comboio, as ruas e ate as suas casas, que sao em media bem mais pequenas que as nossas, tem uma tolerancia a invasao de espaco completamente diferente e esse contacto fisico nao os incomoda.... ja os beijinhos....

2 comments:

Unknown said...

beijinhos com língua estão fora de questão é? :)

Paulo Saraiva. said...

lol.

Google