Friday, March 6, 2009

Carta de Condução japonesa!

Esta semana decidi tirar a carta de condução no Japão! A verdade é que não temos carro e até há bem pouco tempo não tinhamos sentido a necessidade dele. É que os transportes públicos são óptimos e muitas vezes bem mais eficientes do que o carro, mas recentemente tivemos vontade de alugar um carro para ir fazer compras de supermercado ou simplesmente para levar a Maria a passear. Como já cá estamos no Japão há mais de um ano a nossa carta de condução portuguesa ou mesmo a carta de condução internacional não servem. Para resolver o problema é preciso ir pedir a carta de condução japonesa, assim esta semana meti na cabeça que havia de conseguir resolver o problema e depois de uns quantos telefonemas para saber o que é preciso, ontem agarrei na Maria e lá fomos!

Primeiro ao JAF (Japan Automotive Federation), o ACP cá do sítio, pedir a tradução da carta portuguesa. Demorei quase 1 hora a chegar lá... descobri que andar de comboio e metro, sem conhecer as estações e com um carrinho de bebé é um caos... sempre à procura dos elevadores! Mas pronto, quando cheguei demoraram cerca de 30 minutos a entregar-me o papel, por isso fiquei bastante contente... a Maria dormiu o tempo todo!
Depois fui ao centro de condução para pedir a carta propriamente dita e aí tive que passar pelo seguinte processo: 1- verificação de documentos, tinha tudo, excepto um documento que provasse que eu estive em Portugal mais de 2 anos a conduzir, para isso tinha que apresentar o diploma da faculdade, recibo da luz de à 4 anos a trás... enfim, eu disse que não tinha, mas que queria resolver tudo na hora, não queria voltar lá, assim a minha carta ficou marcada como principiante, tudo bem... tenho que ter cuidado e não ser apanhada a fazer nenhuma infracção ...
2- Depois fizeram-me um exame aos olhos, que consistia em ver uns C's tinha que dizer para que lado é que o C está virado e depois mostraram-me as cores encarnado, amarelo e verde, ou melhor azul... lembram-se de vos ter contado que os japoneses chamam azul ao verde dos semáforos?
3- Depois paguei.
4- Depois estive à espera que preparassem mais documentação
5- Por fim tiraram-me uma fotografia... fiquei um bocado espantada, porque pediram-me que levasse uma foto e colocaram-na logo no processo, mas depois tiraram-me uma foto que aparece na carta de condução... pergunto-me porque não usam a foto da carta para o processo?
6- E após 1 hora de espera lá recebi a minha carta de condução!
Fiquei toda contente, nunca pensei conseguir tudo num dia... fiquei a pensar que já podia ter feito isto há muito mais tempo!!

3 comments:

Anonymous said...

Que maravilha, a pesar de tudo, foi rápido, simples! Nao fizestes nenhum teste de condução, somente o exame de vista??Uau... Tb nunca sentimos necessidade de um carro, mas onde moramos é necessidade, que ótimo o seu post!
t+...

Anonymous said...

Isto é que vai ser... já estou a imaginar a notícia:" Tuga faz piões no centro de Tóquio".
Muitos Beijinhos, com toneladas de saudades dos Taveiras
P.S. A nossa amiga já anda :-) corre tudo sozinha.

Lu said...

Olá Andreza, pois foi bem simples tirar a carta e este fim de semana já a usamos!

Parabéns Taveiras!! Isso é que vai ser agora sempre a correr atrás da L. :-)

Google