Monday, March 2, 2009

Casamento japonês!

Este Sábado fomos ao casamento de um colega do Luís aqui em Tóquio. Ao contrário do que acontece em Portugal, os convidados não são convidados para todo o casamento... assim nós fomos convidados para a festa com as pessoas do trabalho que começava às 13h30 e estava previsto terminar às 15h30, no QED (http://www.qed.co.jp/), um dos clubes privados de Tóquio mais conceituados!
A festa consistiu numa pequena cerimónia no jardim (com um frio de rachar!!!), o casamento propriamente dito já tinha sido de manhã, foi tudo em japonês por isso não consigo explicar bem o que se passou, mas foi giro! Os noivos entraram juntos e a noiva apareceu vestida à ocidental, com um vestido branco cai-cai e um véu curto, cada um disse umas palavras e toda a gente bateu palmas. No fim distribuiram pétalas de rosas aos convidados e enquanto os noivos percorriam o corredor central entre os bancos os as pessoas estavam sentadas, os convidados atiraram as pétalas... foi assim tipo a versão japonesa da saída da igreja! Depois disto, fomos para dentro, as mesas rectângulares estavam distribuídas em dois corredores que terminavam com a mesa dos noivos, uma mesa pequena redonda onde só se sentaram os dois. Como manda a tradição japonesa as mesas mais importantes são as dos chefes no trabalho dos noivos, assim nós ficámos mesmo ao lado dos noivos e pudemos ver tudo! Depois de sentados e ao longo da refeição foram sendo feitos vários discursos primeiro o ex-chefe do noivo, depois o chefe da noiva, depois o actual chefe do noivo. Tudo com um ar muito solene e nós os dois a rezarmos para a Maria não desatar a chorar!! Depois do almoço fomos outra vez para o jardim degustar a mesa de sobremesas e queijos e partir o bolo da noiva. A festa terminou com uma fotografia de grupo e estranhamente terminou com 1 hora de atraso!

Parece incrível, mas esqueci-me da minha máquina fotográfica em casa, assim vou ter que esperar que me enviem fotos poder publicá-las! 

1 comment:

Anonymous said...

Olá Lu,
Deve ter sido lindo! Vi o site, maravilhoso. Bjos***

Google