Friday, August 28, 2009

A paixao pelo cor-de-rosa... outra vez!

E porque nao construir uma escavadora, para trabalhar nas obras a carregar fardos de terra de um lado para outro e pinta-la de cor-de-rosa as bolinhas? Porque razao e que as maquinas das obras hao-de ser todas amarelas ou cinzentas? Aparentemente por aqui acredita-se que se deve dar cor e alegria ao trabalho e que o cor-de-rosa e digno de estar presente em qualquer ambiente!

Thursday, August 27, 2009

Ida à praia...

Depois do dia animado que tivemos no Sábado, resolvemos continuar! Assim, Domingo fomos à praia. Se estivessemos em Portugal a ida requeria algum planeamento (pelo menos preparar a comida da Maria...) mas aqui no Japão requer muitooo planeamento. Ver os horários dos comboios, preparar o saco da praia de véspera, garantir que temos fraldas, comidas, chapéu, cremes, piscina e brinquedos para um dia inteiro! Assim, acordámos às 7h, às 8h estamos a apanhar o comboio aqui ao pé de casa de forma a garantirmos que não perdiamos o comboio expresso às 9h em Tokyo Station para Onjuku, Tokyo Station é uma estação gigantesca, o percurso de uma linha para a outra demorou 15 minutos a fazer! E pronto, as 10h30 já estávamos na praia!Assim que chegámos perguntaram-nos logo se queriamos um guarda-sol ao que nós dissemos que sim e lá foi o senhor a trás de nós com a sua pá para montar o guarda-sol no sitio que nós quisessemos. Depois de devidamente instalados foi diversão o resto da tarde! A Maria como sempre contentissima na praia! E como é óbvio chegou a casa podre de cansaço!

Monday, August 24, 2009

Matsuri de Azabu

Matsuri quer dizer festival e agora no Verão acontecem um pouco por toda a parte. Este fim de semana foi o Matsuri de Azabu Juban (uma zona central aqui em Tóquio) e é considerado o maior de Tóquio. Assim, as ruas de Azabu encheram-se de pequenas barracas a venderem comida e bebidas, as lojas e restaurantes locais tinham promoções especiais à porta, nas praças deram-se concertos, peças de teatro, dança, etc. e um mar de gente foi até lá. Muitos Japoneses vestiram-se a rigor, usando o fato tradicional, o Yukata (kimono de verão).
Nós os 3 juntámo-nos aos amigos e fomos percorrer as ruas de Azabu, uma tarefa praticamente impossível tal era o número de pessoas, às tantas parámos numa praça e ficámos a gozar o fim de tarde. Aqui ficam algumas fotos...

Imensa polícia...o placard dá indicações sobre onde os peões podem atravessar a rua!

A multidão a atravessar a rua...

Gente e mais gente...

Uma das muitas barraquinhas de comida...

E lá estava Portugal representado pelo restaurante a Tasca...

Eu comi um pastel de nata!

Gente e mais gente...
Para o ano há mais!!

Friday, August 21, 2009

Recomeço...

Depois de 10 meses em baixa de maternidade, esta semana recomecei a trabalhar! Na verdade achei que ia ser mais complicado do que realmente foi... é claro que está muita coisa diferente na empresa...

Mudamos de instalações. É verdade que continuamos na mesma rua, mas mudamos para o outro lado do passeio, dois prédios ao lado. O edifício é completamente novo, o espaço é maior, mais arejado, com mais janelas e como estamos no último andar temos uma excelente vista para o parque Shinjuku Gyoen. O caminho de bicicleta é exactamente o mesmo mas demoro menos 2 minutos.
Tenho o novo director com a vantagem de que este fala perfeitamente inglês. Não imaginam como é bom ter mais alguém com quem discutir o trabalho que percebe o que eu digo e que consegue discutir comigo nos mesmo termos! Esta foi talvez a maior novidade e mais importante para mim.
Para além disso, a maioria das pessoas são as mesmas e em termos de produtos e serviços não houve muitas alterações, espero até ao fim da próxima semana já estar por dentro dessas mudanças também.
E assim foi com grande alegria que coloquei o meu cérebro a funcionar para outra coisa que não seja biberões, fraldas, sopas e arrotos...
Soube-me lindamente chegar a casa à hora do almoço e acordar a Maria da sesta com ela a sorrir imenso para mim... sim, é que consegui negociar com a empresa trabalhar apenas manhãs, assim consigo continuar a acompanhar bastante a Maria até ao final do ano...

Tuesday, August 18, 2009

Festa na piscina!

Este fim de semana esteve um tempo fantástico. Muito calor (com bastante humidade como é normal nesta altura) mas especialmente com muito sol. Assim, ficámos todos contentes com o convite para uma festa na piscina... bem, na realidade a piscina era só para as crianças, mas os adultos puderam gozar o sol e as espreguiçadeiras e para quem quisesse havia sempre a possibilidade de um banho de mangueira! A festa que era para ser só à tarde acabou por se prolongar pela noite dentro!

Pois é... a falta que nos faz o mar sempre tão próximo em Portugal... aqui ir à praia implica um projecto, agora então com a Maria o projecto tem que ser feito com pelo menos 2 dias de antecedência... mas não vamos desistir facilmente e havemos de ir à praia este ano com a Maria aqui no Japão!

Thursday, August 13, 2009

Saco de emergência

Os tremores de terra continuam, esta manhã lá tivemos mais um, e por isso decidi fazer um saco com artigos de emergência:

- um saco cama
- um cantil de água
- fósforos à prova de água
- uma lanterna autosuficiente (que não necessita de pilhas)
- uma bússola (não sei muito bem para quê, mas já que a temos...)
- um canivete suíço
- um frasco com líquido lava mãos sem água
- uma caixa de máscaras

Cheguei à conclusão de que precisamos:
- um kit primeiros socorros (não dá para levar a nossa mala dos medicamentos pois, como bons portugueses que somos, está carregadissima de comprimidos muitos provavelmente fora de prazo...)
- um cobertor térmico (daqueles que ficam minúsculos!)

É claro que isto vai ser mais um saco a encher a nossa despensa/arrecadação e que esperemos não seja usado nunca... mas ao menos se acontecer alguma coisa já estamos mais prevenidos!

Tuesday, August 11, 2009

Tremores de terra, tufões...

Esta chegada ao Japão tem sido recheada de peripécias climáticas, nos últimos 3 dias sentimos 2 terramotos com alguma intensidade, ontem tivemos avisos de um tufão mas felizmente passou a tempestade tropical antes de atingir a costa japonesa e hoje há avisos de chuvas fortes e ondas altas na zona a sul e nas ilhas mais próximas de Tóquio.

Enfim, a verdade é que ao fim destes anos já nos começamos a habituar a estas coisas e pequenos abanões são até considerados saudáveis, se houver vários pequenos pode ser que não haja nenhum grande, de qualquer forma é sempre chato acordarmos às 5h da manhã com a cama a abanar e nós até vivemos num 1º andar, os nossos amigos que vivem em 10º...14º andares sentem-nos bastante mais!

Thursday, August 6, 2009

Depois das férias...

Depois das férias há que ajustar os horários... de Portugal para o Japão são mais 8h de diferença horária (9h no inverno). Se não é fácil para mim, se bem que tem melhorado com o número de viagens, imaginem para o bebé, é claro que não é fácil fazer a Maria compreender que às 2h da manhã é hora de dormir e não de brincar! Enfim, os primeiros dias em Tóquio têm sido basicamente a tentar mantê-la acordada durante o dia sem chorar desalmadamente e pô-la a dormir à noite.

Durante o dia passo a maior parte do tempo na rua, assim ela entretêm-se mais e não pensa só em dormir. Esta noite vencemos uma batalha importante e conseguimos não a tirar da cama vez nenhuma, com muitas festinhas e falinhas mansas lá conseguimos que fosse dormitando até ferrar de vez às 4h da manhã... ou seja a Maria lá foi dormindo, nós é que ainda não! Se tudo correr bem daqui por uma semana já devemos ter os sonos organizados... pelo menos assim espero, senão dou em maluca!

Monday, August 3, 2009

De volta a Tóquio...

Pois é, dois meses passam a correr e assim cá estou de regresso ao país do sol nascente. Desta vez foi particularmente díficil regressar... foram 2 meses rodeada da família e amigos e recheados com muita praia, muito sol e céu azul e sempre a mexer de um lado para o outro (Lisboa, Islantilha, Troia, Florença, Algarve), ainda por cima ontem quando chegámos estava a chover em Tóquio!!

A Maria desenvolveu-se imenso em Portugal... chegou aí ainda não se sentava...regressa a sentar-se, a gatinhar e a pôr-se de pé e com mais 4 dentes na boca.
Enfim, as férias terminaram, mas novas aventuras nos esperam no Japão!

Google