As primeiras surpresas
O ambiente de trabalho na minha empresa parece-me muito bom e pelo que ouco os outros estrangeiros que trabalham em empresas japonesas comentarem, parece-me que deve ser bem diferente do normal e bastante mais informal, de qualquer forma tem as suas particularidades.
Por exemplo, se eu me atrasar, ou sair mais cedo, e suposto por um lado pedir autorizacao ao chefe, no meu caso ao vice-presidente de Marketing e Vendas, depois tenho que enviar um mail para uma mailling list que chega a todos as pessoas que trabalham no escritorio em Toquio a informar porque e que nao vou estar no escritorio. Isto tudo, mesmo que o atraso seja de apenas 5 minutos!!
3 comments:
Esses japas são muito estranhos... :-)Até dá vontade de arranjar logo uma história daquelas típicas "tuga"... :-D
Muitos beijinhos,
Paula e Leonor Taveira
Bem, ate agora consegui sempre a proeza de chegar 5 ou 10 minutos mais cedo...de qualquer forma ja decidi que vou borrifar nessa regra, afinal de contas sou tuga, tenho que manter a cultura! Ah e nao imaginam a quantidade de mails que recebo todos os dias a conta disso...especialmente sabendo que somos so 21 pessoas!
Olá Luisa!
Cheguei ao teu blog através dos detalhes das connections da Anabela Galão no Linkedin. Gostei de saber que estão bem!
A propósito do teu post, lembrei-me que a minha irmã comentou em tempos, quando vivia entre o Porto e Tóquio, precisamente a intolerância dos japoneses face aos atrasos. Segundo me disse, um atraso é considerado uma falta de respeito pelos colegas. A lógica, acho, é a seguinte: enquanto estás ausente, há sempre pelo menos um colega que faz o teu trabalho...
Já que te teclo pergunto-te o seguinte (embora este não seja de todo o meio mais adequado de o fazer!...): a minha irmã tem um amigo que está de partida para Tóquio, onde ficará 3 anos. Posso dar-lhe o teu email?
Tudo de bom,
Joana Marques
Post a Comment