Thursday, March 22, 2007

Cerimónia do Chá!

Depois de um feriado (ontem celebrou-se a chegada da Primvera!) é sempre dificil voltar à rotina normal de trabalho/estudo, mas eu tive sorte porque hoje tivemos um dia de aulas diferente do habitual: assistimos a uma Cerimónia do Chá. Eu já tinha assistido a uma (com o Luís em Kyoto - Maio 2005), mas desta vez foi muito mais interessante porque antes explicaram o que se ia passar.
Por exemplo, a chávena de chá tem um desenho, que é a parte mais bonita, e a que se dá o nome de "cara da chávena". Quando entregam a chávena, esta é colocada com essa parte virada para nós, mas é suposto a pessoa que recebe, rodar-se a chávena por forma a que, ao beber, não utilise essa zona. Quando acaba a pessoa deve passar o dedo na zona onde colocou a boca e deve voltar a chávena com a parte bonita para si. Quando quer entregar a chávena a outra pessoa deve rodar a chávena com a parte bonita para essa pessoa.
Eu acho impressionante o nível de detalhe a que se consegue chegar apenas para beber um chá :)

Estive a ler no wikipedia mais sobre este ritual e apanhei esta frase que resume tudo:

The tea ceremony requires years of training and practice . . . yet the whole of this art, as to its detail, signifies no more than the making and serving of a cup of tea. The supremely important matter is that the act be performed in the most perfect, most polite, most graceful, most charming manner possible.
-- Lafcadio Hearn

Se alguém quiser saber mais coisas...veja aqui.

5 comments:

Marta said...

Quando penso ou leio acerca da Cerimónia do chá só me lembro da cena do Karaté Kid, entre o miúdo (que na altura eu achava lindo de cair - o Ralph Macchio) e a sua paixão nipónica. :)

Lu said...

By the way...sabes que um dos motivos que pode ter levado a que o Ralph Macchio tenha deixado de aparecer em filmes era o facto de ele ter cara de miúdo? http://www.imdb.com/name/nm0001494/bio

É estranho tendo em conta que o Michael J. Fox tb tinha cara de miúdo e teve um sucesso tremendo em vários filmes!

rudi said...

e a malta chega a beber o chá no meio dessa cerimónia toda ou fica só a observá-lo????

Lu said...

Bebe-se mesmo o chá...na minha opinião (o Luis tb concorda) é muito bom. Verde escuro, um pouco espumoso (devido a um dos utensilios que eles usam para mexer, uma espécie de batedor de varas mas em bamboo) muito bom :)

Anonymous said...

Por que nao:)

Google