Friday, December 12, 2008

Enfermeiras fazem visitas a casa

Ontem tive cá em casa a visita de uma enfermeira. Este serviço é gratuito e providenciado pelo Shibuya Ward Office (o equivalente às nossas juntas de freguesia). Quando a Maria nasceu foi nos indicado que teriamos que a registar no nosso Ward Office num prazo máximo de 15 dias. O Luís foi lá fazer o registo, voltou com um alien card todo bonito (o equivalente ao bilhete de identidade para os estrangeiros) e com a promessa de um contacto telefónico para agendar a visita a casa. E assim foi, ligaram-me e ontem lá veio a enfermeira que basicamente pesou a Maria, fez mil perguntas sobre a minha gravidez, sobre o meu estado de saúde e também do Luís e depois deixou-me uma série de panfletos com serviços oferecidos pelo Ward Office que me podem ser úteis. E de facto são, desde empregadas para limpar a casa a preços especiais, serviços de babysitting e berçários até parques infantis e centros de recreio para crianças. A maioria dos serviços são em japonês, mas de certeza que vamos utilizar pelo menos alguns deles. 

A enfermeira teve muita graça, chegou colocou uma bata e passou o tempo todo a dizer "Oh really?" aparentemente foi surpreendente para ela eu estar tão bem, conhecer vários grupo de suporte a grávidas e mães estrangeiras em Tóquio e não ter nenhumas perguntas especiais.  
Devo ainda acrescentar que esta não foi a primeira vez que tive a visita de uma enfermeira cá a casa, logo na semana a seguir a termos saído do hospital, o nosso médico enviou-nos uma enfermeira para ver como estava tudo, confesso que foi excelente, depois de me ver a mim (tensão, cicatrizes, leite,...) viu a Maria (auscultou, pesou, viu febre,...) e concluiu que ela estava óptima, o que é sempre bom de ouvir, especialmente depois de uma noite de choro em que se fica na dúvida sobre tudo e que pensamos que de certeza que está alguma coisa errada! 
Realmente o Japão é o país onde a qualidade do serviço é levada ao extremo, este é mais um exemplo disso!

No comments:

Google