Thursday, May 29, 2008

Festa de aniversario da empresa

Ontem a minha empresa fez 5 anos e por isso houve festa no escritório! Assim, as 18h30 chamaram toda a gente para uma sala, com uma mesa cheia de comida e bebidas e o nosso presidente juntamente com os membros do board la fizeram os seus discursos (curtos!) e muitas palmas se bateram e no fim um grande "campai" (brinde). Depois de toda se servir e andarmos a vontade a conversar com uns e com outros jogou-se Bingo! Distribuiram cartões com os números por todos e usamos uma aplicação que o presidente fez para tirar os números. Foi bastante divertido, apesar de eu não ter ganho premio nenhum!
Os presentes do Bingo:
- 2 iPods (bom nao e?)
- 1 ventoinha eléctrica com 3 saidas de ar!
- lembram-se de ter falado do preço da fruta, e das frutarias especiais de corrida? Pois um dos presentes foram 2 mangas... cada uma a custar 15 euros...
- 2 mealheiros
- 2 jogos ridículos
- 2 peluches
Fartei-me de rir com os presentes :)
Outra coisa gira foi ver a reaccao dos presentes perante o alcool... é que ao fim de 15 minutos e apenas 1 cerveja os meus colegas estavam todos encarnados que nem uns tomates... a maioria ja cambaleava! Tivemos um elemento que colocou um chapéu de rena e no fim andava a dormir em pe, no canto da sala, e de cabeça voltada para a parede (assim estilo de castigo quando andávamos na 4 classe)...
A festa acabou eram 20h30 mais coisa menos coisa...

Tuesday, May 27, 2008

Visita a Maternidade...

Este sábado, resolvemos aproveitar para ir conhecer o sitio onde vamos ter o nosso baby. O Seibo é um hospital católico (estranho, dado o reduzido numero de católicos e de igrejas que há nesta terra) e um dos 3 hospitais onde o pessoal sabe falar inglês (é verdade... so há 3 hospitais em Tóquio onde se fala inglês). Como é o sitio onde o nosso futuro médico (uma longa historia que depois conto...) é o chefe dos serviços de ginecologia e obstetrícia e fica bastante bem situado, decidimos que seria o ideal para nos.
E já que fomos ao hospital resolvemos testar o percurso todo. Assim, começámos por telefonar para os táxis e pedir um para a porta de casa... parece estranho, mas foi a primeira vez que o fizemos, alias so agora e que temos o contacto de um serviço de táxis em inglês, e em japonês não e muito fácil explicar... Correu tudo em ordem, o táxi foi rápido a chegar e o hospital fica relativamente perto.
Ao chegar fomos atendidos por uma freira americana, já com uma certa idade, muito bem disposta que nos levou a ver as secções todas e os quartos... assim estilo visita guiada :)
Ficamos contentes com o resultado! Fiquei um pouco arrepiada so de pensar que já não falta assim tanto tempo :)
Aqui fica a foto do local!

Monday, May 26, 2008

Sol... chuva....

Começou o Verão... ou seja, de repente passamos de temperaturas a volta dos 18 graus para perto dos 30! Agora expliquem-me la, porque e que se passa a semana inteira com um tempo fantástico e quando chega ao fim de semana chove nos dois dias... muito chato... diria mesmo irritante!

Wednesday, May 21, 2008

Contar a novidade no emprego...

Soubemos que estavamos "gravidos" antes de eu ir para os Estados Unidos... uma vez que se tratava de uma viagem longa e exigente e era possivel eu sentir necessidade de mais descanso do que o normal, decidimos contar aqui no escritorio depois de fazermos a primeira consulta medica. Assim, um belo dia chego ao escritorio e disse que precisava de uns minutos com o meu chefe e com a minha que colega que me ajuda a traduzir.
Eles olharam para mim "ok, podemos falar... "
E eu disse, "...E melhor irmos para uma sala..."
Ai abriram muito os olhos e acho que acharam que eu me ia despedir! Quando chegamos a sala eu la dei a novidade... Resposta sorrisos de orelha a orelha... todos contentes a darem os parabens... a minha colega, como boa representante das mulheres japonesas, fartou-se de dar gritinhos "ahhhhh, sooooooooo", depois das perguntas tipicas (Quando nasce? Ja sabemos se e rapaz ou rapariga?...), perguntaram-me "Entao e o trabalho? Vai continuar a trabalhar?" e eu repondi "Sim, para ja nao tenho planos de deixar de trabalhar, porque?", eles responderam que a maioria das japonesas deixa de trabalhar quando tem o primeiro filho, alias, a maioria deixa de trabalhar quando casa, as restantes deixam quando tem o primeiro filho... por isso nao se veem mulheres em lugares de topo nas empresas japonesas.
Assim, agora sou nao so a unica estrangeira a trabalhar nesta empresa, como tambem sou a unica mulher gravida que continua a trabalhar...

Tuesday, May 20, 2008

Campeonato de Sumo

Este Sabado fomos assistir ao campeonato de Sumo, no unico local que e dedicado exclusivamente a esta actividade no Japao.
O ambiente e muito giro... um pouco como entrar num estadio de futebol cheio de gente, mas muito japones :). Ha varios tipos de lugares, os mais proximos do Dojo (local do combate) sao os melhores e mais caros (nao ha cadeiras, sao umas almofadas em cima de tatami), a seguir sao os lugares onde nos ficamos, uma especie de box com 4 almofadas - onde se sentam 4 pessoas - ou melhor 4 japoneses bem pequenos, nos os 4 foi um sarilho para nos sentarmos todos! De seguida ha um segundo anel, muito mais longe e por isso ve-se muito pior.
Quando reservamos os bilhetes, tivemos que reservar logo um "obento", ou seja comida, porque no dia so se vende comida a quem reservou... inacreditavel... nao ha espirito comercial nenhum! Quem quiser pode levar comida de casa ou comprar num restaurante fora do recinto. Nos pedimos o nosso "obento"... que nos foi entregue no nosso espaco.
O espectaculo dura o dia inteiro (alias dura varios dias, mas quando se compra os bilhetes compra-se para um determinado dia), demanha sao os mais jovens e mais fracos, ao fim do dia sao os melhores, terminando com os Yokozunas. Nos fomos as 15h30, e eu gostei imenso, e impressionante o tamanho deles!
Vejam as fotos!

O recinto...

A 1a Liga...
1 dos Yokozunas a fazer o rito de apresentacao...A preparacao para o combate...

Os 4...

Thursday, May 15, 2008

A 1a. visita ao medico

Quando soubemos da novidade a primeira coisa que fizemos foi marcar uma consulta para confirmar e ver se estava tudo bem... como nao quisemos dizer logo aos amigos aqui no Japao, marcamos uma consulta no hospital onde costumamos ir. Eu liguei, disseram-me que a medica que fala ingles so estava disponivel passado 1 mes e assim, acabei por marcar com um medico japones.
Chegados ao Sanno Hospital (o tal hospital estilo hotel 5 estrelas) arranjaram-nos uma tradutora... assim quando damos por nos, estamos no consultorio com o medico, uma enfermeira e uma tradutora!
Fizeram logo uma ecografia e vimos pela primeira vez o nosso filho! Entretanto tinhamos preparado uma lista enorme de perguntas, porque afinal de contas e o primeiro filho e mesmo com 2 sobrinhos e muitas amigas ja com filhos, quando chega a nossa vez ha mil questoes :)
A primeira foi alimentacao... para alem das saladas fora de casa que eu ja sabia que nao podia comer, nao tinha a certeza se posso comer todo o tipo de sushi por exemplo... O medico olha para nos com os olhos muito arregalados, e diz em japones (a tradutora traduz)...
"No problem, you can eat everything..."
E eu, mesmo saladas?
Resposta "Yes, yes no problem at all"...
Ai desistimos da maioria das perguntas, e o Luis faz a ultima:
"What about the sex? When will we know the sex?"
A tradutora traduz... comecam todos aos risinhos... o medico fala... a tradutora traduz...
"just not so intense..."
Escusado sera dizer que nos choramos a rir e eles quando perceberam o erro ficaram vermelhos que nem uns tomates!

Tuesday, May 13, 2008

A novidade...

Repararam na nova aplicacao que adicionei ao lado direito do blog?
Pois foi, decidimos dar o nosso contributo para o aumento da populacao mundial e embarcar na grande aventura que e ter um bebe no Japao! Pelo que tem sido estes primeiros 3 meses, preve-se que vao haver muitas peripecias a contar neste blog!

Monday, May 12, 2008

De regresso a casa...

Os meus pais la voltaram hoje para Lisboa e deixaram-nos com muitas saudades...

Thursday, May 8, 2008

Tremor de terra

O Japao fica numa zona propicia a tremores de terra e por isso com alguma frequencia sentem-se pequenos abalos. A primeira vez que senti fez-me alguma impressao, depois deixa de ser surpresa. Os cientistas dizem que e melhor haver varios tremores pequenos porque assim nao ha nenhum grande, e assim ficamos todos mais descansados. Esta noite sentimos um, um pouco mais forte do que o normal... o suficiente para nos acordar... foi uma sensacao estranha, como se estivesse alguem a abanar a cama em circulos, durou alguns segundos e depois passou... Hoje estive a ver as noticias e parece que sentiram-se varios, mas que nao resultaram em praticamente danos nenhuns.
Nos estamos todos bem!

Wednesday, May 7, 2008

Depois das mini ferias...

Já estamos de volta a Tóquio, mas só amanhã volto ao trabalho. Com os meus pais por cá temos andado a passear muito! Na semana passada estivemos em Kyoto (antiga capital do Japão e uma das poucas cidades que não foi bombardeada na 2ª Guerra Mundial, por isso conserva muitos templos e casas antigas), Hiroshima (museu e memorial às vitimas da bomba atómica) e Miyajima (onde fica o famoso templo com a porta dentro de água). Esta semana ficámos em Tóquio, a visitar a cidade e fomos até Kanagawoe.

Parque Yoyogi (Tóquio)
Kyoto
Hiroshima
Miyajima

Kanagowe
Vista do Roppongi Hills (Tóquio)

Google