Tuesday, September 30, 2008

Festa de despedida no escritorio

Hoje e o meu ultimo dia de trabalho. A lei japonesa preve que as futuras maes entrem em licenca pre-parto 6 semanas antes da data prevista para o nascimento, assim a partir de amanha deixo de trabalhar e posso dedicar-me a finalizar os preparativos para a chegada da Maria e especialmente descansar! Sendo o meu ultimo dia de trabalho, a empresa organizou um almoco, aqui mesmo no escritorio, de despedida. Depois de termos comido, juntaram-se todos a minha volta e o meu chefe fez um discurso em ingles. Fiquei verdadeiramente admirada e mesmo emocionada, em primeiro lugar porque ele fala muito mal ingles e por isso foi com muito esforco que fez o discurso, depois devido as palavras propriamente ditas, oram vejam:


"Dear Luisa,
You came over in Japan from Portugal 2 years ago. You came over in our company 1 year ago. And several months later, you became mother in this foreign ground. Your life seems really tough. 
If I follow the history, Japan and Portugal are the countries with keeping accompany for a long time. It was a Portuguese that exported a gun for the first time to Japan about 450 years ago. This gun has changed the history of Japan.
Surely I think that this would be some kind of fate. You will change the history of our company. Therefore we look forward to your coming back in office next May.
Anyway, the first priority of your task is to be a mother. God bless you and your baby.
Obrigado. Boa sorte!" 

Depois do discurso ofereceram-me um ramo de flores lindo e no fim juntamo-nos todos e tiramos fotos. Aqui ficam!

Monday, September 29, 2008

Krispy Kreme donuts

Aqui ha um tempo falaram-me aqui no escritorio nos donuts Krispy Kreme, como sendo os melhores donuts de Toquio e curiosamente a loja/fabrica fica em Shinjuku muito proximo de nos. Ontem resolvemos ir fazer umas compras e lembramo-nos de ir la experimentar os tao famosos donuts...  quando chegamos a filade espera dava varias voltas e dizia 1 hora... imaginem 1 hora para provar donuts!! Achamos que esperar 1 hora era demais e assim fomos primeiro as compras, mas no regresso a casa decidimos voltar a espreitar... a fila dizia 30 minutos e nos la resolvemos esperar! Tivemos sorte e na realidade acabamos por demorar uns 15 minutos a ser atendidos e enquanto estavamos na fila ofereceram-nos 1 donut (classico), simpaticos, nao?


Ok, os donuts sao bons, quentes e fofos acabados de fazer... nao duvido que sejam mesmo os melhores de Toquio, mas nao deixam de ser donuts ou seja os nossos pasteis de belem, as tortas de azeitao ou simplesmente as bolas de berlim sao imcomparavelmente melhores!

Wednesday, September 24, 2008

Fim de semana grande!

Depois de termos passado tantos fins de semana em Shimoda, foi optimo termos ficado ca estes ultimos 4 dias! Nao e que tenhamos feito muita coisa, mas descansamos e divertimo-nos!


Sabado passamos a tarde em Shibuya a passear e fazer compras e a noite tivemos uma festa de anos. Fomos a um restaurante que ja conheciamos e que e muito popular entre os estranjeiros a viverem em Toquio, o Cicada. O cicada serve comida international e da ementa consta "Frango a portuguesa", que pela descricao deveria ser uma especie de frango no churrasco, mas pelo que vimos esta bem longe do nosso franguinho da Guia... mas a parte isso, o restaurante e muito giro e come-se bastante bem!

No Domingo, choveu o dia inteiro e assim nao saimos de casa... conseguimos a proeza de finalmente pendurar como deve ser um quadro que compramos na nossa lua de mel... a quase 2 anos!!

Segunda-feira, o Luis foi trabalhar, que isto de fazer pontes nao e para todos, e eu fiquei a descansar... a bem dizer descansei pouco porque tenho mil coisas a fazer "antes da Maria nascer". A noite fomos a um bar de jazz! Foi dificil marcar... milhares de bares so com sites em japones e sempre que eu ligava recebia respostas de "estamos cheios", mas finalmente consegui marcar o Jazz Bird e valeu imenso a pena... bar/restaurante pequeno, com ambiente acolhedor e musica muito boa!
O fim de semana grande terminou ontem com uma tarde muito bem passada no Yoyogi Park a jogar disco voador :) 

Friday, September 19, 2008

Todas as semanas deviam ter um feriado!

Tao bom acordar hoje de manha e ja ser 6f e ainda mais com a perspectiva de um fim de semana de 4 dias :)

Pois e, os japoneses tem poucas ferias, mas nao nos podemos queixar de falta de feriados! Esta semana 2f foi feriado, celebrou-se o dia do respeito aos mais velhos! E na proxima 3f celebra-se a chegada do Outono! Apesar de ficarmos em Toquio, eu resolvi tirar a segunda-feira de ferias... afinal de contas a minha barriga comeca a pesar e acho que mereco este descanso!

Wednesday, September 17, 2008

Volco, restaurante espanhol

Aqui ha 15 dias, numa sexta-feira, estavamos os dois cansados de uma semana inteira a trabalhar mas ao mesmo tempo sem vontade nenhuma de ir para casa e ainda com o dilema de nao nos querermos deitar tarde porque no dia seguinte o comboio para Shimoda nao esperaria por nos... quando resolvemos ir a um restaurante espanhol que fica ao pe dos nossos escritorios!

Comparado com uma verdadeira taberna de tapas em Madrid o restaurante deixa muito a desejar, mas para nos a tortilha de batata, os boquerones em vinagre, as croquetas de presunto, o pao com tomate, souberam ao melhor manjar! Ora vejam a nossa cara de satisfeitos :)



Tuesday, September 16, 2008

Fim do Verao...

Nao sei se sera mesmo o fim do Verao, mas pelo menos este fim de semana foi o ultimo em Shimoda. Acabamos em beleza com um fim de semana de 3 dias (ontem foi feriado!). 

Ao longo destes fins de semana fomos conhecendo pessoas novas e recebemos muitos sorrisos relativamente a minha barriga de gravida... algumas pessoas vinham perguntar quando e que o bebe nasce e comentaram que se nota imensa diferenca desde que nos comecaram a ver na praia em Julho ate agora...
Estivemos sempre em boa companhia e a nossa casa com os seus 5 quartos foram ocupados por muitos amigos, na realidade nunca tinhamos bem a certeza de quem iriamos encontrar, o que foi giro. Os jantares foram quase todos a base de churrasco feito na varanda e pasta cozinhada normalmente pelos italianos... sempre optimo! 
Por incrivel que pareca, uma coisa que gostamos muito foi o facto de fazermos as viagens de comboio, e que so assim conseguimos sair sempre cedo de casa, evitar os atrasos e aproveitar bem os fins de semana... e no regresso a viagem de comboio e muito mais descansada! 
Assim se passou um Verao de praia... nao fomos ao algarve, mas estivemos muitissimo bem!

Thursday, September 11, 2008

O tempo esta a refrescar!

Parece que o Verao quente e humido esta a passar e agora ja consigo andar na rua sem ficar vermelha que nem um tomate e sem ter que andar a correr de ar condicionado em ar condicionado para me sentir bem!

Dizem que o mes de Setembro e o mes dos furacoes... ate agora esta tudo calmo... uma ligeira brisa no ar que so sabe e bem... espero que assim continue!

Tuesday, September 9, 2008

Lifeguards championship in Shimoda

Este fim de semana, lá fomos novamente para Shimoda... estiveram dois dias fantásticos, a água do mar quente, leve ondular e transparente! Enfim... imaginem o melhor dia do Algarve e somem mais 2 graus na temperatura da água se quiserem ficar com uma ideia!

Desta vez íamos todos contentes porque acabou a época de praia e assim, o número de pessoas na praia diminui drasticamente... pouco interessa que o tempo esteja melhor do que em qualquer fim de semana de Agosto, não sendo época oficial de praia a maioria dos japoneses não vai, ou seja a praia tinha algumas pessoas, mas a maioria eram estrangeiros! Ora bem, mas como estava eu a dizer, estávamos todos contentes com a perspectiva de termos a praia livre de pessoas e de nadadores-salvadores, que nos impedem de tomar banho onde queremos... só que não contávamos com o campeonato! Assim, Domingo tivemos novamente que nos restringir a uma fatia de areia e mar reduzida, mas de qualquer forma foi muito giro. Aqui fica a reportagem fotográfica de algumas provas!


Friday, September 5, 2008

Servico de entrega de comida...

Ja aqui ha algum tempo rabisquei aqui e aqui que os japoneses fazem inumeras coisas em cima de uma bicicleta... agora descobri mais uma. 

Um restaurante aqui ao pe do meu escritorio faz entregas de comida por bicicleta. Ate aqui tudo bem se pensarmos que as bicicletas tem uma caixa especial onde por a comida... mas nao! A comida e transportada na mao, em cima de um tabuleiro, tal qual como se fosse directamente para a mesa e o rapaz que faz a entrega, guia a bicicleta com a mao livre! Ora vejam as fotos:

Tuesday, September 2, 2008

Demitiu-se o Primeiro Ministro do Japao

E' verdade, o Primeiro-Ministro japonês, Yasuo Fukuda demitiu-se e é o segundo a fazê-lo no espaço de 2 anos! Para não variar eu soube da noticia pela SIC online, mas os meus colegas falaram sobre o assunto a hora do almoço... aparentemente estavam mais chateados porque ontem 'a noite todos os canais de televisão interromperam a programação normal para darem a noticia, e assim eles perderam os seus programas favoritos, do que propriamente com a demissão em si...

Google