Tuesday, December 23, 2008

Em Portugal!

Depois de quase 30 horas de viagem chegámos a Portugal. A Maria portou-se lindamente a viagem toda, fartou-se de dormir e praticamente não chorou... para nós foi mais complicado, especialmente quando o avião foi desviado de Lisboa para o Porto por más condições atmosféricas... enfim, chegámos bem e isso é o mais importante!
Nas próximas semanas o blog é capaz de estar um pouco parado...

Monday, December 22, 2008

Feliz Natal!

Este ano passamos o Natal em Portugal, depois de 2 anos a termos "Natais diferentes" vamos voltar a ter o Natal tradicional com a família e os amigos... como devem imaginar estamos muitissimo contentes!

E com esta música dos 80's vos desejo a todos um Feliz Natal...

Monday, December 15, 2008

1ª visita ao Pediatra

Hoje logo demanhã a Maria teve a sua primeira consulta de pediatria. Apesar de ela só fazer um mês na 5f, fomos já hoje fazer o check-up de 1 mês. A consulta estava marcada para as 8h30 da manhã... e assim lá tivemos que acordar às 6h30... não que o consultório seja longe (antes pelo contrário), mas porque ainda demoramos muito tempo a conseguir sair de casa... acredito que com o tempo melhore... ou antes... espero que com o tempo e a prática melhore! A médica foi-nos indicada pelo meu médico e por alguns amigos, é japonesa mas fala bastante bem inglês. Examinou a Maria e concluiu que ela está "very genki" ou seja muito bem!

Aqui ficam mais umas fotos...

Friday, December 12, 2008

Enfermeiras fazem visitas a casa

Ontem tive cá em casa a visita de uma enfermeira. Este serviço é gratuito e providenciado pelo Shibuya Ward Office (o equivalente às nossas juntas de freguesia). Quando a Maria nasceu foi nos indicado que teriamos que a registar no nosso Ward Office num prazo máximo de 15 dias. O Luís foi lá fazer o registo, voltou com um alien card todo bonito (o equivalente ao bilhete de identidade para os estrangeiros) e com a promessa de um contacto telefónico para agendar a visita a casa. E assim foi, ligaram-me e ontem lá veio a enfermeira que basicamente pesou a Maria, fez mil perguntas sobre a minha gravidez, sobre o meu estado de saúde e também do Luís e depois deixou-me uma série de panfletos com serviços oferecidos pelo Ward Office que me podem ser úteis. E de facto são, desde empregadas para limpar a casa a preços especiais, serviços de babysitting e berçários até parques infantis e centros de recreio para crianças. A maioria dos serviços são em japonês, mas de certeza que vamos utilizar pelo menos alguns deles. 

A enfermeira teve muita graça, chegou colocou uma bata e passou o tempo todo a dizer "Oh really?" aparentemente foi surpreendente para ela eu estar tão bem, conhecer vários grupo de suporte a grávidas e mães estrangeiras em Tóquio e não ter nenhumas perguntas especiais.  
Devo ainda acrescentar que esta não foi a primeira vez que tive a visita de uma enfermeira cá a casa, logo na semana a seguir a termos saído do hospital, o nosso médico enviou-nos uma enfermeira para ver como estava tudo, confesso que foi excelente, depois de me ver a mim (tensão, cicatrizes, leite,...) viu a Maria (auscultou, pesou, viu febre,...) e concluiu que ela estava óptima, o que é sempre bom de ouvir, especialmente depois de uma noite de choro em que se fica na dúvida sobre tudo e que pensamos que de certeza que está alguma coisa errada! 
Realmente o Japão é o país onde a qualidade do serviço é levada ao extremo, este é mais um exemplo disso!

Tuesday, December 9, 2008

Corvos

Sabiam que o corvo é o pombo de Tóquio? É verdade, por todo o lado se vêem corvos e no parque Yoyogi (mesmo aqui ao pé de casa) vêem-se e muitos! No início faziam-me uma certa confusão... por um lado porque são grandes e barulhentos e por outro lado porque, na nossa cultura, o corvo está associado a morte. Agora já me habituei a eles e até acho que é um pássaro bonito com as penas pretas e muito brilhantes. Ora vejam as fotos tiradas na semana passada no parque.


Friday, December 5, 2008

1ª visita ao médico

Desde que saímos do hospital, hoje foi a primeira vez que saímos com a Maria de casa. Fomos ao meu médico que também viu a evolução da Maria (está tudo bem!). Para nós foi uma aventura preparar o saco com as mil coisas que a Maria "pode" precisar desde fraldas, chuchas, roupa extra...enfim... e levá-la no "canguru" muito bem embrulhada porque está frio! Desta vez foi o pai babadissimo que a levou, ora vejam as fotos!



Thursday, December 4, 2008

Ter um bebé no Japão

Durante estas últimas semanas várias pessoas perguntaram-me como foi ter um bebé no Japão e quais as diferenças para o que teria sido em Portugal. Bem, uma vez que foi a primeira vez não sei exactamente, mas vou tentar descrever as coisas que me pareceram originais!

Quando chegámos ao hospital, levaram-me para uma sala pré-parto onde monitorizaram o coração da Maria e as minhas contracções e tivemos desde logo duas enfermeiras connosco, uma exclusivamente dedicada a nós que basicamente tentava aliviar-me as dores e pôr-me o mais confortável possível e outra que ia e vinha verificando os dados da máquina. 
A primeira enfermeira tinha muita graça, quer dizer na altura não achei muita piada, mas agora... às tantas perguntou-me se me doía a zona lombar, eu disse que sim e ela perguntou-me logo toda entusiasmada se queria um saco de água quente ao que eu respondi ok e ela lá foi toda contente buscar o saco de água de quente (que realmente ajuda), depois eu pedi ao Luís que me arranjasse uma almofada grande, ele pediu-lhe e ela apareceu com um rolo gigante que de facto ajudava imenso! Noutra ocasião eu pedi para me passarem a garrafa de água e ela salta a correr a dizer que ia buscar uma palhinha! Enfim, muito muito simpática e acima de tudo muito prestável!
Durante o parto propriamente dito nós levámos o nosso ipod (e as colunas) e eu tinha feito umas listas de músicas para a ocasião, assim foi ao ritmo das minhas músicas favoritas que a Maria nasceu!
Depois só posso elogiar o resto do serviço, incluindo a comida! Uma delicia... confesso até que tenho saudades da sopa de alho francês e da gelatina de laranja!!
Não posso deixar de dizer que o nosso médico (Dr. Sakamoto) foi fantástico, a calma e segurança que transmitiu durante todo o tempo fez com que parecesse mais fácil! E aqui fica também o meu especial agradecimento aos inventores da anestesia epidural Dr. Robert A. Hingson, Dr. Waldo B. Edwards e Dr. James L. Southworth!!

Google