Friday, March 28, 2008

Saber as horas!

Hoje, estava na aula de japones, e o meu professor (ja nao me lembro a proposito de que) falou-me de um servico que ele costuma usar muito para saber as horas. Assim, quando quer ter a certeza das horas, por exemplo para acertar um relogio que parou ou simplesmente para ter a certeza que o seu relogio esta certo, liga para um numero e dizem-lhe as horas, minutos e ate os segundos.
Nao faco ideia se existe este servico em Portugal numa das operadoras moveis, no meio dos muitos servicos e bem capaz de existir! Mas acho que e um servico que expressa bem a cultura japonesa da pontualidade. Eu, quando quero acertar um relogio vejo as horas nos outros relogios que tenho em casa... e se tenho varios relogios com horas diferentes faco uma media... nunca senti a necessidade de saber as horas com tal precisao que me desse ao trabalho de telefonar para um numero para ter a certeza. Se o relogio estiver 1 ou 2 minutos ou ate mesmo 5 minutos atrasado e por isso eu chegar atrasada a algum lado nao ha problema... No Japao nao e bem assim, e por causa disso ja tive que fazer varias alteracoes na minha vida diaria, por exemplo, se preciso de apanhar um determinado comboio para chegar a horas a um sitio, esforco-me sempre por apanhar o comboio anterior, so para garantir que nao vou perder o seguinte!

No comments:

Google