Monday, October 6, 2008

Facas japonesas!

Já há algum tempo que andamos com vontade de comprar uma faca de cozinha japonesa, daquelas "à séria", especiais de corrida que os cozinheiros usam para cortar o peixe para sushi e sashimi. Aqui há uns tempos estivemos numa verdadeira loja de facas japonesas e estamos nós já decididos a pagar caro, mas levar uma faca fantástica para casa, quando desistimos...
É que a verdadeira faca japonesa exige manutenção! O senhor da loja começou a explicar-nos que a faca ganha ferrugem, e por isso é preciso lava-lá sempre com um pó especial... para além disso tem que ser afiada sendo que a compra da faca incluía o serviço de manutenção anual com direito a afiação da faca... mas se um dia quisermos sair daqui já não podemos contar com esse serviço... por isso teríamos de comprar no mínimo 3 pedras de afiar (cada uma a pesar 2kg e a custar qualquer coisa como 15 euros)... depois desta conversa toda, pareceu-nos que estávamos a comprar um animal de estimação e acabámos por desistir!
Mas convictos de que precisamos de uma faca como deve ser na nossa cozinha, não desistimos totalmente da ideia, apenas começámos a ver qualquer coisa menos exigente (e mais barata!) e assim acabámos por comprar uma magnifica faca de cerâmica da empresa Kyocera, (Kyocera é a junção do nome da cidade Kyoto + Ceramics), e estamos a adorar o resultado! Não corta cenouras cruas como se fossem papel (como a autêntica faca samurai), mas também não se engasga e faz o seu papel muito bem feito e especialmente é de baixa manutenção!!

2 comments:

Filipe Everly said...

Oi ! Sou brasileiro e estou morando sozinho em Hiroshima. Adorei seu blog e as dicas. Estarei sempre lendo a partir de agora. Acho que comprarei dessas facas também, só falta eu aprender a cozinhar.

Abraços

Ezmasakaz said...
This comment has been removed by the author.
Google