Monday, November 16, 2009

Banco...

Ja ha algum tempo que nao me deparava com a burocracia japonesa. Aqui ha um tempo a tras tive que abrir uma conta bancaria, isto porque neste pais nao existe a nocao de conta-conjunta, enfim, nao vale a pena explicar mas tive que o fazer e agora queria fazer uma coisa simples: transferir dinheiro para outra conta. Acedi a minha conta pela Internet e apercebi-me de que nao podia simplesmente transferir o dinheiro, assim, desloquei-me ate a sucursal onde tenho a conta (que por acaso ate e a mesma sucursal da conta para onde quero fazer a transferencia) e pedi para me activarem as transferencias pela Internet para aquela conta. La me explicaram que tenho que registar todas as contas para onde quero fazer transferencias, para tal tenho que preencher um formulario e enviar para o banco, ao fim de UMA SEMANA o processo devera estar concluido e posso transferir o dinheiro. Achei ridiculo, especialmente porque se trata de transferencias dentro do mesmo banco e ate dentro da mesma sucursal, mas mesmo assim la preenchi o documento.

Passado uma semana qual nao foi o meu espanto quando recebo um telefonema do Citibank a dizer-me que o meu processo nao tinha sido aprovado... aparentemente nao escrevi o nome correcto no papel, coloquei apenas o primeiro e ultimo nome em vez dos 6 nomes do Luis!!
Dialogo com a senhora:
Eu: O nome que eu dei nao coincide com o primeiro e ultimo nome da conta bancaria?
Citibank: Posso dizer que nao corresponde na totalidade, so deu dois nomes, mas a conta tem mais nomes
Eu: Ok, pelos visto a conta tem o nome completo, mas como pode ver o primeiro e o ultimo estao correctos e como tenho o numero da conta certo, tenho a certeza de que e para essa conta que quero transferir.
Citibank: Mas isso nao pode ser. O nome do formulario tem que ser o nome completo tal e qual como esta na conta.
Eu: Mas se me esta a dizer que o nome esta mal, entao diga-me qual e o nome que esta na conta bancaria...
Citibank: Nao podemos dar essa informacao
Eu: Ouca uma coisa, eu vou transferir dinheiro para essa conta, vou dar dinheiro. Nao preciso de saber o nome em que a conta esta, tenho a certeza que o numero esta correcto.
Citibank: Pedimos muita desculpa pelo incomodo, mas vai ter que preencher outro formulario. Vamos enviar para casa, depois de preencher tem que vir ca novamente entregar ou meter no correio.
Eu: e quanto tempo vai demorar isso?
Citibank: vai demporar uns 2 dias a chegar a formulario a sua casa...depois de o entregar demora mais UMA SEMANA a activar.
No fim disto perdi as estribeiras. Disse-lhe que isto era perfeitamente ridiculo, que nao percebia como e que se pode complicar desta maneira um processo que deveria ser do mais simples possivel, enfim...
Nao ha duvida que este pais funciona e tem muitas coisas boas, mas sempre me irritei imenso com a burocracia dos japoneses e a capacidade de fazerem perguntas desnecessarias (mais um exemplo, no formulario perguntam "porque" quero fazer a activacao, oram digam-me la o que e que e que os senhores tem a ver com isso??), mas agora que estou com um pe fora do pais, parece ainda tenho menos paciencia... enfim, devo receber hoje o papel para responder... com sorte para a semana pode ser que tenha o processo concluido!

1 comment:

Cathy said...

Isso ocorre porque existem milhares de pessoas, geralmente idosos, que são vítimas de estelionatários (não sei se em Portugal se diz isso). Mas são golpes em que as pessoas recebem ligações telefônicas e são induzidas a fazerem transferências de altas somas para os golpistas.

Geralmente a vítima envia as economias de toda a vida. Isso tem se tornado um sério problema social por aqui, abrindo caminho para mais burocracias ainda.

Xinguei muito quando reduziram o valor mínimo da transferência bancária para 500.000 ienes. Por que uma vez tinha que enviar 550.000 pelo ATM e fui obrigada a fazer duas transferências e pagar duas taxas.

Aqui também existe outra coisa. Se você fizer a transferência de dinheiro para a conta errada, o correntista dessa conta terá que concordar em devolver o dinheiro. Caso contrário, o banco não mexe na conta dele e você perde o seu dinheiro. Deve ser por isso que pediram o nome exato. Sem falar que aqui tem o problema de nomes iguais.

Enfim, acho que estou vivendo tempo demais por aqui e já me acostumei com essas burocracias. Boa sorte pra você!

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