Monday, February 26, 2007

A aventura do Visto!

Vou finalmente contar-vos a aventura que é arranjar um visto no Japão!
Em qualquer país "normal" quando se quer permanecer num país pede-se um visto, preenche-se a papelada necessária e a resposta das autoridades é sim e concedem o visto ou é não e não o dão. Se derem, colocam o visto no passaporte com a validade X e durante esse tempo a pessoa pode ficar no país, sair ou entrar quando quiser...no Japão é assim:

1 - Primeiro é necessário solicitar um Certificado de Elegibilidade. Para isso é preciso preencher uma serie de papeis onde é preciso explicar o motivo do pedido e apresentar a forma de subsistência no país. Até aqui tudo bem, preenchi tudo, entreguei e depois fico à espera da resposta.
2 - Quando a resposta é positiva, então sim tive que pedir o Visto. Obviamente que isto obriga a preencher mais uma data de papelada com exactamente a mesma informação que já tinha sido fornecida antes. Será que existe alguém que quer saber se é elegível, mas na realidade não quer o visto?!? Bem, continuando... o facto de se ter o visto aqui no Japão significa que se pode permanecer no país durante um período determinado...mas...se durante esse período por acaso a pessoa decide ir passar um fim de semana fora perde imediatamente o visto (ALGUÉM ME EXPLICA A LÓGICA???)
3 - Por isso, quando se pede o visto tem também que se solicitar o Pedido de Reentrada no Japão, indicando imediatamente qual é a data em que se quer sair do país e voltar e entrar e este pedido só é válido para 1 viagem! Quando entreguei os papeis, disse à senhora "mas eu não sei em que data é que vou sair e voltar a entrar...", resposta "escreva qualquer data...não tem importância!" (ENTÃO SE NÃO TEM IMPORTÂNCIA PORQUE É QUE PERGUNTAM?)... siga...
4 - ... mas e se eu quiser sair/entrar quando me apetecer? Então tem que se solicitar também o Pedido de Multientrada no Japão. Mas será que há pessoas que só querem entrar e sair 1 vez? Ou que estejam dispostas a ir à imigração e aguardar 1 mês cada vez que decidam sair do país?

Enfim, no fim de tudo isto lá consegui ter o visto e garantir que consigo sair e entrar quando quero!

Mas o processo ainda não terminou! Para além do visto tenho que ter um Alien Card que basicamente é o meu bilhete de identidade no Japão, e isto é tratado noutro local! Amanhã conto como é que foi tratar disso!

2 comments:

Anonymous said...

Pede um visto para Angola e depois falamos!!

Bjs

Paulo

Lu said...

:) não me digas que conseguem fazer ainda mais complicado que isto?!?

Google