Thursday, July 12, 2007

1ª entrevista de emprego!

Hoje tive a minha primeira entrevista de emprego aqui no Japão. Há duas semanas atrás tive uma entrevista com uma empresa de recrutamento (headhunter) que me falou de uma eventual oportunidade na JIG.JP, uma empresa na área de telecomunicações aqui no Japão. Na altura fiquei muito entusiasmada por ser o tipo de emprego que eu gostaria de ter. Passado uns dias o headhunter disse-me que a empresa tinha gostado do meu curriculum e queria marcar uma entrevista... estava eu a sorrir interiormente e a pensar "que bom" quando ele me diz que a entrevista vai ser em japonês. A minha primeira reacção foi ficar branca. Em japonês? Como em Japonês? Será que a empresa não percebeu que eu estou a aprender japonês, mas ainda estou num nível muito básico?! O headhunter respondeu-me que sim, que eles tinham percebido isso, mas que nem toda a gente falava inglês e por isso a entrevista seria em japonês. Assim, comecei a pensar, a pensar... e lembrei-me de preparar uma apresentação sobre a minha pessoa, basicamente uns slides escritos meio em japonês meio em inglês que me ajudasse a explicar a minha evolução profissional. Se assim pensei, melhor o fiz. Na semana passada marquei uma reunião com o headhunter para ele me ajudar a preparar a entrevista final e mostrei a apresentação. Esta semana pratiquei, preparei-me para as perguntas e hoje lá fui eu com o meu melhor fato e o computador nas mãos!
E não é que correu bem?!? Falei com 3 pessoas, o responsável pela área de Marketing, o representante dos Recursos Humanos e a Relacções Públicas da empresa. Novos, simpáticos, ela falava bastante inglês, eles nem por isso. Com a ajuda do headhunter (que foi comigo) e que traduziu algumas coisas, e entre o inglês deles e o meu japonês lá nos conseguimos entender bastante bem.
Eu fiz a minha apresentação (eles pareceram bem impressionados) e depois fizeram-me várias perguntas. E por fim acabámos a entrevista com vénias de um lado para o outro :)
Passado meia hora de ter acabado a entrevista ligou-me o headhunter a dizer que eles tinham gostado de mim e por isso vou passar à próxima fase...uma entrevista com o presidente da empresa!
Se quiserem saber mais sobre a empresa cliquem aqui: JIG.JP

7 comments:

Anonymous said...

Há Querida amiga,

Há dois dias que por várias vezes vinha aoblog para saber novidades...eu sabia que irias brilhar e fazer furor!

Um grande beijinho e boa sorte
Guigui

Lu said...

Obrigada! Estou muito contente, mas vamos ver, esta foi só a primeira...tudo pode acontecer!
Um grande grande beijinho!

Anonymous said...

Muitos parabéns e Boa sorte para a próxima....de certeza que vai correr bem!
Bjs Patrícia S.

JMorais said...

Vá, agora só tens que convencer o "sushi man" que está no site da empresa!!! Sem stress vais conseguir!

Jorge

Anonymous said...

a foto do ceo é maravilhosa!!!!! vais fazer furor nessa empresa...
boa sorte!

Lu said...

Obrigada!! Acabo de saber que a entrevista é amanhã :)

Unknown said...

Amiga,
Muitos parabéns... estamos a torcer por ti.
Beijinhos dos Taveiras

Google