Monday, December 10, 2007

A Missa no Japão

O espírito natalício saiu a rua. As ruas estão todas iluminadas, as montras encheram-se de mensagens de "Happy Christmas" e está um frio de rachar! Como o Natal não são só compras, hoje trago-vos um rabisco "católico". Uma missa católica é igual em todo o lado do mundo, e no Japão, de facto toda a parte relativa ao ritual propriamente dito é igual, mas a organização é muito muito diferente! Envolve pelo menos 20 pessoas para além do Padre, acólitos, leitores, ministros da comunhão e coro. Perguntam vocês o que é que essas 20 pessoas fazem?! Então é assim:
- quando chegamos a igreja essas pessoas encontram-se distribuídas em pé a indicar onde há lugares vazios. Muito útil para evitar termos de ficar de pé só porque não vimos que havia um lugar escondido algures!
- um dos organizadores é encarregue de gerir a missa, ou seja faz avisos iniciais e finais, pede às pessoas que não comam nem alimentem crianças, que desliguem os telemóveis e anuncia a existência de lugares especiais para crianças, idosos e deficientes motores, para além disso...
- ao longo de toda a missa avisa as pessoas quando é para se sentarem, levantarem ou ajoelharem. Muito útil para quem não está habituado a ir à missa!
- Quando chega a altura da comunhão os organizadores colocam-se ao longo dos bancos e as pessoas vão comungar pela ordem em que estão sentados. Nada de andar a saltar por cima das pessoas, e se estiver sentado na primeira fila tem ir logo a correr senão perde-se a vez!
Enfim, acho que já seria de esperar que os japoneses, com a sua mestria nos detalhes e na organização de tudo, também na missa utilizem a sua influência!

No comments:

Google