Wednesday, December 5, 2007

Reuniao... das 20h as 22h

De facto os japoneses preservam muito pouco a vida pessoal e familiar! Imaginem que ontem tive uma reuniao na empresa marcada para ser das 20h as 22h... e que ainda por cima acabou ja eram 22h30!

Nos meus empregos anteriores cheguei a ter reunioes marcadas para as 19h ou reunioes marcadas para mais cedo, mas que por alguma razao se atrasavam... nao era muito agradavel e acontecia raras vezes, mas quando nao se arranjava mais tempo la tinha que ser... agora planear com 15 dias de antecedencia uma reuniao para comecar as 20h e estar previsto acabar as 22h, isso eu nunca tinha visto! Ainda por cima uma reuniao para discussao de ideias (brainstorming), acho que isto depende das pessoas, mas eu funciono melhor de manha do que a noite, de manha tenho a cabeca fresca, a noite fico cansada e e mais dificil ter boas ideias!

Ainda mais espantada fiquei quando vi que, ao sair da sala da reuniao, o escritorio ainda estava cheio de gente... fazendo umas contas rapidas... estavamos na reuniao 7 pessoas, o total de pessoas do escritorio de toquio sao 21, quando saimos ainda estavam sentados a trabalhar cerca de metade da sala ou seja mais 10 pessoas, o que da um total de 17 e significa que 80% da empresa saiu do escritorio ontem ja passava das 22h30 da noite!
Pelo que tenho ouvido dizer (atraves dos meus colegas e amigos) parece que isto e muito normal... Enfim, vou ter que me habituar a que estas coisas podem acontecer... mas so de vez em quando!

No comments:

Google