Friday, December 28, 2007

Bom Ano!!

Continuando a recordar musicas antigas... aqui ficam os meus desejos de um fantastico 2008!

Wednesday, December 26, 2007

Mais um Natal diferente!

Este ano, tal como o ano passado, resolvemos passar o Natal no Japao. O ano passado tinhamos ca uma serie de amigos, este ano os nossos amigos foram passar o Natal a casa e nos estavamos a ficar muito tristes com a perspectiva de um Natal sozinhos sem o resto da familia. Assim, tivemos a ideia (brilhante na minha opiniao!!) de ir passar o Natal a neve.... ja que e um Natal diferente, entao vamos torna-lo verdadeiramente unico!
Arranjamos um hotel muito simpatico (Hakuba House), pequeno, tipo familiar e gerido por australianos, numa zona de boa neve e com facil acesso a partir de Toquio, e la fomos. Chegamos no dia 22 e regressamos ontem dia 25. O tempo esteve bastante bom, o sol nao apareceu muito mas as condicoes da neve estiveram bastante boas para o ski.



A noite de Natal passamos no hotel, jantamos Nabe, uma especie de cozido com legumes, carne, peixe, cogumelos, camarao, etc., estilo fondue, porque e cozinhado pelas proprias pessoas. A grande surpresa foi quando vimos bacalhau no meio do peixe...ou seja, apesar de ter um sabor bem diferente, acabamos por comer mesmo bacalhau cozido na noite de Natal.


Saturday, December 22, 2007

Feliz Natal!

E com esta musica desejo-vos um Feliz Natal!

Thursday, December 20, 2007

Que sorte!

Ontem tivemos um jantar de pré-Natal delicioso... e um presente muito original! Uma manta com um suporte que e uma rena em peluche :)



Monday, December 17, 2007

Fim de semana Pré-Natal

Este fim de semana foi um verdadeiro rebuliço, no Sábado tivemos um jantar de Natal em casa de uma amiga francesa do qual fazia parte a tradicional troca de prendas, assim basicamente passamos os dois dias a fazer compras de Natal...presentes para nós, presentes para Portugal, presentes para a "troca" no jantar...
Isto faz-me recordar que, de facto, a Internet foi uma invenção fantástica por mil e um motivos, mas para quem vive fora de Portugal e não vai a casa nesta altura do ano as compras na net são muito boas! É muito mais facil andar de loja em loja na net, confortavelmente sentada no meu sofá do que andar a correr de loja em loja e a discutir o espaço em frente às prateleiras com mais mil clientes mortos por despacharem as suas compras!!...É que aqui, como em todo o lado, as lojas estao cheias de gente e conseguem tornar uma ida às compras num verdadeiro pesadelo. As compras na net têm o problema de não ser possível comprar tudo, porque há coisas que invariavelmente se tem que tocar e ver ao vivo, mas consegue-se muita coisa e com a vantagem de que nao e preciso ir aos correios a seguir para enviar para Portugal! E só colocar a morada certa e pronto! Ainda por cima agora muitos sites têm o método de pagamento por multibanco, o que evita aquele passo sempre desagradável de colocar o cartão de crédito na net! Eu estou fã!

Thursday, December 13, 2007

Sacos de plástico!

Sendo um país com tanto respeito pela natureza, fico sempre espantada com a quatidade de sacos que as lojas gastam. Basicamente, o que quer que se compre, até uma simples pastilha e entregue dentro de um saco de plástico ao cliente.
Nas lojas de roupa, quando que se pede para embrulhar, é costume entregarem as compras com dois sacos, um para levar os embrulhos e outro de reserva, não vá o primeiro estragar-se!
Até na padaria, quando compro um pão grande vem dentro de um saco de papel, mas acompanhado por um outro saco desta vez de plástico enrolado e é claro que por sua vez vem tudo dentro de um saco de plástico maior. Se decidir comprar pães de qualidade diferente, obviamente vem cada pão é embrulhado separadamente e por sua vez todos dentro de outro saco!
Enfim, não há dúvida que isto mostra um grande sentido de qualidade no serviço...mas lá se vai o nosso ambiente!

E a propósito de sacos, há um tempo a trás estava no Tokyo Hands (uma mega loja de coisas para casa, e não só) quando vi uma secção que vendia sacos de compras... e qual não foi a minha surpresa por estarem lá sacos com a imagem do Minipreço, escritos em português e a apelarem à proteção do ambiente! Aqui ficam as fotos!




Monday, December 10, 2007

A Missa no Japão

O espírito natalício saiu a rua. As ruas estão todas iluminadas, as montras encheram-se de mensagens de "Happy Christmas" e está um frio de rachar! Como o Natal não são só compras, hoje trago-vos um rabisco "católico". Uma missa católica é igual em todo o lado do mundo, e no Japão, de facto toda a parte relativa ao ritual propriamente dito é igual, mas a organização é muito muito diferente! Envolve pelo menos 20 pessoas para além do Padre, acólitos, leitores, ministros da comunhão e coro. Perguntam vocês o que é que essas 20 pessoas fazem?! Então é assim:
- quando chegamos a igreja essas pessoas encontram-se distribuídas em pé a indicar onde há lugares vazios. Muito útil para evitar termos de ficar de pé só porque não vimos que havia um lugar escondido algures!
- um dos organizadores é encarregue de gerir a missa, ou seja faz avisos iniciais e finais, pede às pessoas que não comam nem alimentem crianças, que desliguem os telemóveis e anuncia a existência de lugares especiais para crianças, idosos e deficientes motores, para além disso...
- ao longo de toda a missa avisa as pessoas quando é para se sentarem, levantarem ou ajoelharem. Muito útil para quem não está habituado a ir à missa!
- Quando chega a altura da comunhão os organizadores colocam-se ao longo dos bancos e as pessoas vão comungar pela ordem em que estão sentados. Nada de andar a saltar por cima das pessoas, e se estiver sentado na primeira fila tem ir logo a correr senão perde-se a vez!
Enfim, acho que já seria de esperar que os japoneses, com a sua mestria nos detalhes e na organização de tudo, também na missa utilizem a sua influência!

Friday, December 7, 2007

Dobrar uma T-shirt no Japao!

Dobrar uma t-shirt no japao e muito facil, ora vejam aqui!

Wednesday, December 5, 2007

Reuniao... das 20h as 22h

De facto os japoneses preservam muito pouco a vida pessoal e familiar! Imaginem que ontem tive uma reuniao na empresa marcada para ser das 20h as 22h... e que ainda por cima acabou ja eram 22h30!

Nos meus empregos anteriores cheguei a ter reunioes marcadas para as 19h ou reunioes marcadas para mais cedo, mas que por alguma razao se atrasavam... nao era muito agradavel e acontecia raras vezes, mas quando nao se arranjava mais tempo la tinha que ser... agora planear com 15 dias de antecedencia uma reuniao para comecar as 20h e estar previsto acabar as 22h, isso eu nunca tinha visto! Ainda por cima uma reuniao para discussao de ideias (brainstorming), acho que isto depende das pessoas, mas eu funciono melhor de manha do que a noite, de manha tenho a cabeca fresca, a noite fico cansada e e mais dificil ter boas ideias!

Ainda mais espantada fiquei quando vi que, ao sair da sala da reuniao, o escritorio ainda estava cheio de gente... fazendo umas contas rapidas... estavamos na reuniao 7 pessoas, o total de pessoas do escritorio de toquio sao 21, quando saimos ainda estavam sentados a trabalhar cerca de metade da sala ou seja mais 10 pessoas, o que da um total de 17 e significa que 80% da empresa saiu do escritorio ontem ja passava das 22h30 da noite!
Pelo que tenho ouvido dizer (atraves dos meus colegas e amigos) parece que isto e muito normal... Enfim, vou ter que me habituar a que estas coisas podem acontecer... mas so de vez em quando!

Tuesday, December 4, 2007

Fim de semana e Fim do Outono

Depois de um Sábado passado a festejar os anos do nosso amigo português G (festejos que incluíram almoco num restaurante italiano muito bom e sobremesa regada com vinho do porto e aguardente portuguesa velhíssima), no Domingo resolvemos fazer um programa cultural e saudável e assim fomos até ao Parque Yoyogi ver o fim do Outono.
Nesta altura as folhas das árvores ficam com um tom encarnado muito muito bonito e por isso esta é considerada uma das estações mais bonitas no Japao. Como os japoneses são muito virados para a natureza, encontramos muitas pessoas a tirar fotografias, a olhar para o ar ou simplesmente a dormir debaixo das árvores. Ainda bem que nós também aproveitamos, é que ontem começou a chover e um pouco por todo o lado vêem-se montes de folhas no chão!
Aqui ficam algumas fotos!

Monday, December 3, 2007

Amor em japones II

Parece que os japoneses andam muito curiosos com a nossa forma de lidar com o amor...
Desta vez foi um coleguinha aqui do trabalho que no meio do almoco resolveu perguntar-me "how many times a day do you say to your husband that you love him?"... como e obvio fiquei meia parva com a pergunta... mas la respondi...
"bem, nao sei bem... algumas vezes... depende dos dias... depende do numero de vezes que fale com ele ao longo do dia... talvez umas 4 vezes..."
resposta: ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Eu ainda acrescentei que isto depende dos casais e que ha de certeza pessoas que dizem mais vezes e outras que dizem menos. Eles continuavam com um ar pasmado a olhar para mim, e eu claro que me vinguei e devolvi a pergunta.
Resposta: nao nao, nos nao dizemos!
Eu: nao dizem como? Nunca?!?
Resposta: So em dias especiais!
Eu: por exemplo?
Resposta: Nos anos, no ano novo, no Natal (que para os japoneses e como se fosse dia dos namorados)
Uma das japonesas riu-se a ainda acrescentou..."Quero ter um namorado estrangeiro!"
E assim fiquei a saber um pouco mais sobre a vida dos japoneses!

Google