Tuesday, May 29, 2007

Rebocaram-me a bicicleta!

Toda a gente fica chateada quando o carro é rebocado...com a bicicleta foi mais ou menos a mesma sensação. Saí demanhã de casa e resolvi, em vez de apanhar o comboio aqui ao pé, ir de bicicleta até uma estação mais próximo do meu destino e assim evitar mudar de linha de comboio...assim, deixei a bicicleta lindamente parada, mesmo em frente à estação...o lugar estava mesmo a pedir para eu estacionar ali! Como nunca tenho a certeza se é permitido ou não normalmente deixo a bicicleta presa com a corrente a alguma coisa, desta vez foi a uma argola num poste da rua, isto porque sempre pensei que estando presa ninguém a pode levar...erro crasso!
Enfim, quando regressei dei voltas e voltas sem querer acreditar que a tinham levado! Como o Japão é um país segurissimo imaginei que não tinha sido roubada mas sim levada pela polícia...uma chatice! Fui até ao posto de polícia mais próximo, aí está uma coisa boa, em quase todas as esquinas há um koban - mini posto de polícia, com 2 ou 3 polícias sempre prontos a ajudar, mas com o pequeno senão de que é raro falarem inglês! Enfim, com o meu japonês lá me fiz entender e deram-me um número de telefone para ligar e saber da bicicleta...um caos, passaram-me de pessoas para pessoas até haver 1 que fala inglês e a quem tive que ligar várias vezes a pedir ajuda! Felizmente o Luis quando me ofereceu a bicicleta lembrou-se de a registar, assim fui a casa buscar o número do registo e com esse dado e depois de umas boas 2 horas e muitos telefonemas, lá me conseguiram dizer onde é que bicicleta estava. O local é aqui muito próximo de casa por isso consegui ir a pé facilmente e depois de pagar a multa finalmente recuperei a minha querida bicicleta!
Enfim, para a próxima já sei qual é o "processo", mas de certeza que vou passar a ter mais cuidado com o sítio onde estaciono!

4 comments:

Anonymous said...

Que dia!
Mas aprendeste muita coisa e o teu japones foi mesmo posto a prova
Há sitios especiais para parar as bicicletas ou são os mesmos dos carros?
Tenho saido muito cedo e por isso não temos falado.
Amanhã já saio por volta das 9
Beijinhos
Pai

Anonymous said...

naughty, naughty!!!!!
é mesmo o espirito portuga, deixar os "veiculos" por todo o lado, em cima dos passeios a impedir velhinhas e cadeiras de roda de passar!!! espero que tenhas levado uma bela repreensão em japona para ver se te passas a comportar de forma mais civilizada e cosmopolita!!!
bjs

Anonymous said...

Esses senhores da EMET (Empresa Municipal de Estacionamento de Tóquio) não têm respeito nenhum pelas tradições ocidentais... uma vergonha. E ainda se dizem um país evoluído!

Olha... e quando é vens cá para poderes estacionar em cima de umas passagens de peões para não perderes o jeito?

bjs

JA

Lu said...

Deixem-me que vos diga que os passeios em Tóquio são enormes, mesmo com a bicicleta devidamente encostada dá para passarem umas 5 cadeiras de rodas ao mesmo tempo, o que torna ainda mais dificil compreender o porquê de ser proibido! Ainda não sei quando ai volto...talvez em Julho...

Google