Saturday, December 30, 2006

Se conduzir...não beba!

...Parece que nunca disseram esta frase a um dos nossos vizinhos! Pois é, na véspera da noite de fim de ano, ficámos aqui em casa com uns amigos, calmamente até porque para nós a noite de fim de ano é que é uma farra, mas os japoneses começam a celebrar antes e só terminam no dia 3 de Janeiro! Assim, quando chegaram os nossos amigos chamam-nos e dizem "vocês já viram o que se está a passar aqui na entrada das traseiras do vosso prédio??". Nós, que não nos tinhamos apercebido de nada lá fomos ver!
Pois não é que um dos nossos vizinhos resolveu entrar no parque de estacionamento com o carro, mas com o portão fechado!! É preciso explicar que para entrar é necessário fazer uma curva o que não permite velocidades elevadas...mas o senhor lá arranjou uma maneira... arrancou uma parte do gradeamento e acabou com a frente do carro a entrar pela porta da entrada do prédio!



Friday, December 29, 2006

Feliz Ano Novo!

Desejo a todos que entrem no Ano Novo com o pé direito!

Tempo perdido!

Hoje esteve um dia absolutamente gelado! Tivemos 7º de temperatura máxima, mas estava tanto vento que pareciam 2º... o meu corpo, habituado a temperaturas mais amenas, ressentiu-se e passou o dia a queixar-se do frio... vou ter que comprar um cachecol, um gorro e umas luvas bem quentes para aguentar o resto do Inverno! Enfim, logo hoje que eu tive imensas coisas que tratar! De manhã fui ao consulado português tratar de uns papeis do Luis e à tarde fui tratar de mais papeis do meu visto de residente!

A ida ao consulado correu bem...mas ir ao Tokyo Immigration Bureau é que foi pior! Bem, apanhei o comboio e quando saí da estação não conseguia descobrir o caminho certo...às tantas lá me orientei e depois andei, andei...as orelhas geladas... andei, andei...as mãos geladas...andei, andei...os pés gelados... estava eu a desesperar e lá dei com o sitio... depois de tudo isto...estava fechado... quase me dava vontade de chorar! Quem me manda a mim não verificar os horários!! Pois, é que esta altura do Ano Novo é muito celebrada aqui no Japão e por isso uma série de instituições e empresas fecham...sempre pensei que isso era só na próxima semana, mas afinal parece que não!

Thursday, December 28, 2006

Hot Pepper!

Á saída das estações de comboio encontram-se as coisas mais estranhas! Desta vez, trata-se de uma publicidade ao Hot Pepper - apesar de me parecer que o produto deveria ser uma especie de molho picante parece que é uma revista de compras por catálogo :)
E, assim, lá estava o próprio Sr. Malagueta a entregar panfletos com a divulgação! Ora vejam a foto..... e, upps, lá estou eu ao lado :)

Wednesday, December 27, 2006

Meiji Shrine

Desta vez fui até ao mais importante templo shintuista em Tóquio, o templo Meiji que é um memorial ao imperador Meiji e à sua mulher. O templo fica no meio de um jardim grande e muito bonito e é um local de oração muito importante para os japoneses que vão até lá em massa especialmente no início do ano.
Eu fui a pé em jeito de passeio até porque fica muito próximo de nossa casa!
Andava eu muito descansada a ver tudo quando me deparei com o seguinte casal! Não consegui perceber se estavam a celebrar algum dia especial (casamento não era...) mas tinham um fotógrafo e um ajudante de fotógrafo com eles e estiveram algum tempo a tirar fotografias com os diferentes angulos do templo como pano de fundo! Aqui fica a foto!

Monday, December 25, 2006

Dia de Natal!

Felizmente o Luis não teve que trabalhar! O dia 25 de Dezembro não é feriado no Japão, por isso toda a gente vai trabalhar, mas ao Luis, por ser estrangeiro deram o dia!! Que bom :)
Eu queria muito ir à missa no dia de Natal e por isso passei algum tempo na internet a tentar encontrar uma igreja católica e a procurar as horas das missas, por fim descobri a Igreja de Sto. Inácio e descobri também que apenas existem duas igrejas com um site em inglês!
Assim, depois de trocarmos os presentes lá consegui arrancar o Luis para a missa e pela primeira vez assistimos juntos à missa de Natal em espanhol :) e muito bem acompanhados pelo próprio José Carreras que eu felicitei à saída da missa... infelizmente não conseguimos gravar esse momento com uma foto!

Sunday, December 24, 2006

Um Natal muito português!

O Natal longe de casa, da família e dos amigos é obviamente diferente, mas eu e o Luís esforçámo-nos para que fosse o mais português possível...o que levou a umas inevitáveis 6 horas na cozinha...mas valeu a pena! Assim, recebemos os nossos amigos com um fantástico bacalhau cozido, um lombo de porco (porque achámos que os amigos estrangeiros podiam não apreciar o nosso bacalhau!) e um conjunto invejável de sobremesas: arroz doce, farófias, tarte de maçã, salame de chocolate, salada de frutas e, claro, fatias douradas! Tudo feito por nós!
Ehehe... como erámos só 6 pessoas ficámos com comida para os próximos 15 dias, mas tudo bem!
Depois tivemos um serão bem original, para a noite de Natal, com um jogo de Monopólio!! Não sei bem como mas ganhou a Y., russa, que nunca tinha jogado e que nos colocou a todos na bancarrota em menos de nada! Enfim, num verdadeiro espirito natalício ficámos todos muito contentes :)
Por fim trocámos presentes, eu e o Luis recebemos um bule de chá tradicional japonês girissimo, um muito útil decantador de vinho e um suporte e conjunto de incensos!

Friday, December 22, 2006

Feliz Natal!!

Aqui ficam os meus desejos de um Feliz Natal para todos! Que passem o Natal junto das pessoas que mais gostam, com um bom bacalhau, muitos doces e já agora presentes também!

Thursday, December 21, 2006

Sempre a aprender!

As minhas aventuras com a lingua japonesa não acabam... desta vez fui às compras de Natal. Entrei na loja, escolhi, fui até à caixa pagar e pedi para me embrulharem o presente...tudo bem, o rapaz falava um inglês muito básico, a que eu no entanto já me habituei!
Vai daí o rapaz dá-me uma placa com o número 32 e diz-me:
- "Number, on speaker!" ou seja quando o presente estivesse feito chamavam o meu número no altifalante...
Resposta minha: "Number, in japanese?"
Rapaz: "Hai!"
Fiquei a olhar para o número a pensar como é que vou saber que sou eu?! Então repito novamente: "in Japanese?"
O rapaz começa a rir e diz-me "San Ju Ni" a apontar para a placa!
E assim fiquei a saber que 32 se diz San Ju Ni :)

Wednesday, December 20, 2006

Skyperfect - parte 2

E por fim já temos televisão!! Pois é, hoje, veio cá um técnico da Skyperfect instalar a parabólica e por isso já temos canais de séries (viva o FOX e o AXN!!), notícias (CNN, BBC), filmes e outros como a TVE e a TV Brazil... infelizmente não temos canais portugueses...
Aparentemente o dispositivo que colocaram cá tem uma série de funcionalidades...mas é claro que tudo escrito em japonês...então resolvi pedir ao técnico para passar tudo para inglês:
- Eu: Please, could you put this in english?
- Técnico: ohhhhh (e muda para a CNN)
- Eu: No...Menu...English
- Técnico: Menu (e muda para o menu)
- Eu: Yes.This. English!
- Técnico: hai (quer dizer sim, compreendi...)
Depois carregou em 325 botões... e lá chegou a um ecrã que dizia "Language: English" ... fiquei toda contente... mas por pouco tempo...só os nomes dos programas é que são em inglês...de resto o menu mantém-se todo em japonês!
Conclusão... decorei qual é o botão no comando para mudar de canal e siga!

Tuesday, December 19, 2006

Vending Machines!

Já nos habituamos a ver em Portugal, as máquinas de venda de bebidas e sandes... normalmente podemos encontrar estas máquinas nos edificios de escritórios e em alguns locais de grande público como os aeroportos, hospitais, serviços em geral. A grande novidade aqui no Japão é que podemos encontrar estas máquinas por todo o lado! Quando digo todo o lado é mesmo todo o lado, qualquer rua que se preze tem pelo menos uma máquina de bebidas! Todas vendem mais ou menos a mesma coisa água, chá verde, leite, bebidas isotónicas, café e têm sempre a indicação de quais são as bebidas frias e quais são as quentes! Posso dizer-vos que é uma óptima ideia, não vos acontece terem sede mas terem preguiça de entrar num sitio para comprar uma garrafa de água?
Aqui fica uma foto tirada à saída da estação de Harajuku aqui em Tóquio:


Monday, December 18, 2006

Bond...James Bond!

Ontem foi tarde de cinema! Fomos até Shibuya ao cinema Toei que tem duas salas uma fica no 7º andar a outra no 9º andar...nunca tinha ido a um cinema que ficasse a meio de um prédio alto...também isso teve a sua graça! Fomos ver o filme "Casino Royale" que gostei imenso... confesso que antes de ver o filme achei que ia ser muito dificil substituirem o Pierce Brosnan...mas o Daniel Craig talvez por ter um estilo tão diferente vai muitissimo bem! Para quem ainda não viu...aqui fica o trailer:

Saturday, December 16, 2006

House Warming Party

Este Sábado tivemos uma House Warming Party! Um ex-colega do Luis, o P. mudou de casa e convidou os amigos a conhecer a casa nova de 3 andares construída por um arquitecto...muito gira! Na festa esperava-nos um lanche ajantarado e um conjunto de amigos que se dividia entre os americanos e as japonesas! É que o P. (americano do Texas!) casou com uma japonesa e parece que vários amigos dele (pelo menos 2) fizeram a mesma coisa! Foi giro e especialmente muito diferente! Toda a gente veio falar connosco, as japonesas muito simpáticas... falavam muito muito mal inglês mas esforçaram-se vivamente! Teve muita graça ver as expressões de supresa que exclamam sempre que dizemos alguma coisa... por exemplo:
Eu: We got married 2 months ago, and I've been here for the last 4 weeks
Resposta: ohhhhhhhhhh reallyyyyyyyyy?
Eu: Yes
Resposta: Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh (logo seguindo de muitos risinhos)
Eu: I intend to start learning japanese in January
Resposta: Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Não consegui perceber se é normal estas exclamações de supresa ou se acharam que eu era maluquinha...

Friday, December 15, 2006

Skyperfect - parte 1

Hoje um tema diferente...televisão!
A televisão aqui no Japão é um caos...temos 10 canais gratuitos mas todos exclusivamente em japonês, não existe um programa internacional, os filmes são todos em japonês, tal como as series, notícias...enfim! Como podem imaginar, cá em casa a televisão só se liga para ver dvd's ou jogar playstation, by the way... ontem conseguimos (com a nossa querida selecção portuguesa) bater a selecção do brasil no jogo FIFA 07 o que nos deixou muito contentes... estão a ver como é que isto está a ficar!!
Resultado hoje decidimos finalmente comprar uma parabólica para apanhar uns canais internacionais e pelo menos conseguirmos ver as notícias do que se passa no mundo! E assim lá fomos todos contentes!
Chegamos à loja e lá conseguimos encontrar a zona onde se vende a antena e o dispositivo da Skyperfect e então apercebemo-nos de que precisamos mesmo de alguém que fale inglês connosco... é que a placa tinha 3 preços...9780 yen, 0 yen, 5000 yen e agora? Quanto é que isto custa? Enfim, pedimos a uma senhora que disse que não sabia falar inglês mas pediu para esperarmos... depois volta e começa a falar japonês...aparentemente ninguém na secção sabe falar inglês...diz para esperarmos outra vez... e volta novamente desta vez fica uns 2 minutos a falar japonês... a certa altura já não aguentei e desmanchei-me a rir... então ela não sabia já que nós só falamos inglês? Porque é que continuava a falar japonês!!! Será que achava que em 5 minutos nós tinhamos aprendido?? Enfim, às tantas lá nos pediu para esperarmos mais um bocado e quando voltou finalmente trouxe consigo um senhor que arranhava alguma coisa de inglês e com quem nos entendemos.... e agora vem a melhor parte: depois de termos conseguido perceber tudo, preço, subscrição do serviço, etc, vamos até à caixa pagar e somos atendidos pela mesma senhora e não é que ela desata a falar connosco em inglês??? Está bem que não era um inglês perfeito, mas chegava perfeitamente!!!

Thursday, December 14, 2006

Omotesando!

Desta vez fui até uma das melhores, para não dizer mesmo a melhor rua de Tóquio: Omotesando dori ou seja Rua Omotesando..não vale a pena perguntarem o que quer dizer Omotesando já saber que "dori" é "rua" é uma sorte! Mas continuemos... a dita rua fica aqui muito próximo de casa, por isso agarrei na minha bicicleta e lá fui eu! De facto é uma rua muito gira, cheia de pessoas, com lojas girissimas, restaurantes e cafés tipo "lounge" muito bom ambiente e claro onde ficam algumas das melhores lojas... uma vez que estamos no Japão as lojas de marca têm, é claro, um prédio inteiro por sua conta... Prada, Dior, Ralph Lauren, GAP... todas têm o seu prédio na Omotesando! Ora vejam:

Pelo sim pelo não e como quem não quer a coisa já disse ao Luís: "olha que na Omotesando se encontra de tudo! É um óptimo sitio para ir fazer as compras de Natal...", enfim...depois digo-vos se correu bem!

Wednesday, December 13, 2006

Grrrrrrr!

Saí de casa de manhã com um sol lindo... resolvi vestir uma camisola de lã... sem casaco... sem chapéu de chuva... e de bicicleta... começou a chover... grrrr.......

Tuesday, December 12, 2006

Hotel de 5 estrelas...ou um hospital?

Hoje tive uma grande surpresa! Fui até um hospital tratar de um papel do seguro de saúde e fiquei de boca aberta...tive que sair e voltar a entrar para ter a certeza de que estava no sitio certo! O hospital parecia um hotel de 5 estrelas! Reparem nos sofás, quadros, plantas e claro no piano de cauda!!

Assim até vai dar gosto ficar doente!


Monday, December 11, 2006

Árvore de Natal!

Toda a gente sabe que numa casa portuguesa que se preze não há Natal sem a tradicional Árvore de Natal! Assim, munidos com a vontade de tornar o nosso Natal no Japão o mais português possível lá fomos nós à procura de uma árvore o mais portuguesa possível!
E a parte do "portuguesa" é que foi dificil...pois encontramos um pouco de tudo! Algumas árvores já decoradas, ou seja com bolas, laços, fita de natal ou outras, estas árvores normalmente vêm já com um vaso incluindo que tem uma tomada para ligar o sistema de luzes que pode ser simples ou de várias cores, piscar, etc. A maioria destas árvores são demasiado cheias e na minha opinião com um gosto duvidoso...Enfim, deixo aqui duas imagens para tirarem as vossas conclusões...




Para além destas também se encontram árvores de todos os materiais e feitios...como esta feita em acrílico:



Enfim, depois de muita procura lá encontrámos a nossa Árvore de Natal! Sim, conseguimos encontrar uma árvore sem decoração, pequena, verde, com uma forma normal e conseguimos ainda comprar luzes e bolas... e é claro tivemos que ser nós a decorar. O resultado foi este...


Saturday, December 9, 2006

Sábado de Chuva

Este Sábado fomos à festa de anos de 4 amigos! Não, não fazem todos anos no mesmo dia... uns já fizeram, outros ainda vão fazer! O plano inicial incluia fazermos uma subida até ao Monte Takao, que fica muito perto de Tóquio e segundo dizem parece que oferece uma vista linda tanto para Tóquio como para o Monte Fuji... infelizmente choveu o dia todo (e a noite toda!) e por isso fomos directamente para o restaurante que fica no sopé da montanha.
O restaurante é muito giro, é composto por várias casas pequenas, todas tipicamente japonesas! Aqui ficam algumas fotos do sitio!



Para lá a viagem foi muito boa, cerca de 40 minutos no comboio expresso, no regresso já só havia o comboio regular, ou seja demoramos cerca de 1h10, tivemos que parar em todas as estações e mudar de comboio uma vez! Chegámos a Tóquio bastante cansados... ai que saudades do meu querido carro... acho que ainda vou demorar algum tempo até me habituar a este coisa de andar de transportes públicos de um lado para o outro!

Enfim, mesmo cansados e porque ainda era bastante cedo (é preciso referir que os japoneses jantam cedissimo, por isso tivemos que estar às 8h no restaurante... e às 10h30 estávamos a regressar!) ainda assim resolvemos dar uma volta em Shinjuku...não é propriamente uma zona de noite, por isso já estava muita coisa fechada...mas nós lá encontramos um karaoke aberto e foi animação pela noite dentro!

Friday, December 8, 2006

Madredeus!

Ontem houve concerto de Madredeus no Bunkamura, uma das salas de concertos aqui em Tóquio. Vejam a foto do edifício!

O concerto foi o máximo, as músicas são lindas e é realmente emocionante ouvir cantar em português numa sala enorme e cheia de japoneses! Fez-me sentir orgulhosa por ser portuguesa. Aqui fica uma das músicas mais velhinhas deles!

Fotos e mais fotos de Shibuya!

Aqui vos deixo algumas fotos da zona central de Shibuya, o que se vê mais são os ecrãs gigantes com anúncios, ora vejam!

O Centro Comercial mesmo por cima da estação de metro/comboio de Shibuya:


Um mega anúnio do Casio G-Shock!


Mais um edifício gigante e diferente!


E mais...


Shibuya é mesmo uma zona muito diferente e muito "japonesa"!

Thursday, December 7, 2006

Shibuya!

Hoje fui às compras a Shibuya. Uma zona muito trendy, cheia de lojas e restaurantes, onde se vê principalmente gente nova e onde se encontram marcas como a Zara e a Mango! Numa das ruas encontrei um prédio com um aspecto meio esquisito...por fora parecia uma loja dos 300, mas qdo se entra tem rigorosamente tudo... desde comida para cão a electrodomésticos, passando por bicicletas, capacetes de mota, briquedos de criança, máscaras, cosméticos, shampoos, tudo para cozinha, enfim...basicamente era um prédio de 6 andares pequenos atulhados de coisas! Descobri também outra loja que se chama Loft e que são 5 andares de coisas para a casa algumas de design muito giro! É preciso dizer que o japonês é um perfeccionista e por isso adora tudo o que seja pequenos gadjets que facilitam a vida em casa e é isso que se encontra nestas lojas!
Enfim, lá comecei a fazer as compras para o Natal que está mesmo aí à porta!

Wednesday, December 6, 2006

Almoço surpresa!

Na semana em que cheguei ao Japão, os amigos do Luis (agora meus amigos também!) tiveram a grande simpatia de me preparar um almoço surpresa! O almoço foi no dia 23 de Novembro, feriado nacional do Japão. Fomos a um restaurante girissimo que fica em Ropongi Hills, um complexo enorme que tem um centro comercial, museu, jardins, cinemas, escritórios e apartamentos, é um dos melhores edificios de Tóquio. Se quiserem ver cliquem aqui. O restaurante chama-se The French Kitchen, aqui vai uma foto!

Nesse dia tivemos uma sala privada só para o grupo, ofereceram-me flores e tinhamos um mini bolo de casamento para cortar, tudo isto para nos darem a mim e ao Luis os parabéns pelo casamento! Muito muito simpático. Coloquei aqui no blog uma foto nesse almoço! :)

Nota: só agora coloco este post porque só agora tenho as fotos!

Visita à embaixada!

Ontem à noite decidi que hoje ia até à embaixada de Portugal no Japão, o que para mim significa uma deslocação complexa que exige vários passos intermédios!
Em primeiro lugar tive que descobrir o site da embaixada...dificil porque o caminho normal vai parar a um site que está em construção...então descobri (ou seja o Luis disse-me) que tinha que procurar o consulado... pareceu-me um bocado idiota porque o consulado e a embaixada ficam no mesmo edificio e pareceu-me que seria lógico até partilharem o mesmo website...mas a verdade é que realmente têm sites diferentes e parece que se trata de tudo no consulado e não na embaixada... enfim, lá o descobri.
A segunda fase foi descobrir o mapa para chegar ao sítio...e mapa havia, mas na minha opinião absolutamente imperceptível! Ora cliquem lá aqui e vejam se percebem alguma coisa! Enfim, graças a um amigo português lá consegui umas indicações como deve ser, muito obrigada P.!
A terceira fase foi procurar mais uma vez na net qual o melhor caminho para chegar à estação de metro da embaixada, isso foi muito fácil porque graças ao site www.jorudan.co.jp conseguimos sempre diferentes opções de caminho com a indicação de qual é o máis fácil, rápido e barato!
E por fim lá me meti ao caminho!
Neste momento vocês já estão cansados ler, certo?
Pois, é uma trabalheira, mas lá tenho que me habituar! Ai de mim que saia de casa sem saber o caminho exacto...é uma confusão, as estações de metro e comboio, na sua maioria, só têm mapas em japonês, por isso mesmo que eu saiba a estação final, tenho sempre que saber as estações intermédias antes de sair de casa!
Neste caso o caminho até foi fácil, tive que trocar uma vez de linha, mas estava tudo bem indicado!

Na embaixada, ou melhor, no consulado foram muito simpáticos, inscrevi-me e pedi informações sobre cursos de japonês e empresas de recrutamento e deram-me bastante informação! E é uma alegria ouvir falar a nossa lingua :)

Tuesday, December 5, 2006

Outono... quase Inverno!

Pois é, estamos no Outono mas pela temperatura parece Inverno! Hoje esqueci-me do gorro em casa e ia congelando as orelhas... se isto é assim em Novembro não quero imaginar como será em Janeiro!
Mas enfim, não é sobre o frio que venho falar, mas sim sobre o Outono. Sempre me disseram que há duas épocas bonitas para visitar o Japão: o Outono e a Primavera, uma vez que o Verão é quente de mais e o Inverno é demasiado frio. Hoje estive a passear num parque que fica aqui muito perto de casa, o parque de Yoyogi, e pude constatar que realmente o Outono aqui em Tóquio é lindo, as árvores começam a ficar cobertas com as folhas em vários tons de castanho e fazem um conjunto muito muito bonito, aqui vão algumas fotos para verem!






Monday, December 4, 2006

FDS em grande!

Por cá não foi fim de semana comprido, mas não deixou de ser fim de semana cheio de novidades!
Comecemos por 6f à noite... fomos sair à noite até à zona de Ropongi, primeiro uma voltinha pelos bares... e logo começam as surpresas! Então não é que num dos bares está um casal de japoneses literalmente a a dormir em cima da mesa do bar? Coitados deviam estar cansados, mas caramba ainda não era meia-noite! Aqui vai a foto para verem ;)



Depois dos bares fui pela primeira vez a um karaoke, que cá é totalmente diferente de um karaoke em Portugal! Basicamente são várias salas de diferentes tamanhos, cada sala é ocupada por um grupo de pessoas, ou seja só se canta em frente aos amigos! Muito muito divertido! Infelizmente não tirei nenhuma foto...ainda não me consegui habituar a fotografar tudo o que me apetece contar aqui no blog...

Sábado, fizemos um fantástico jantar de fondue cá em casa! Depois fartámos-nos de jogar UNO!! Muito divertido... No fim obrigámos os convidados a assistirem ao nosso video do casamento, ou seja uma noite em casa, mas em grande!

Friday, December 1, 2006

Jantar fora!

Ontem fomos jantar fora, eu, o Luis e um casal amigo, o N. (meio venezuelano, meio alemão que vive no Japão há já bastantes anos) e a V. (checa). Fomos a um restaurante de comida americana de fusão chamado Ricos Kitchen. O jantar foi óptimo, entre o inglês e o japonês lá conseguimos perceber que tipo de carne e peixe havia...os molhos foi um pouco mais dificil, mas tudo bem, o resultado correu lindamente.
Aqui vai uma foto do restaurante!


Depois de jantarmos voltámos para casa era meia-noite e qualquer coisa e aí chegou a verdadeira surpresa! Quando entrámos na estação de comboio estava atulhada de gente! Como se fosse hora de ponta! O Luis então explicou-me que estavamos perto da hora do último comboio e por isso a estação estava cheia. Parece que os japoneses trabalham até tarde, depois vão jantar e beber uns copos com os colegas de trabalho e no fim apanham o último comboio para casa! Isto é verdade para os solteiros mas também para uma grande parte dos casados! E atenção que a maioria deles ainda leva mais 1 hora de viagem até casa!!

Para nós foram só 3 estações, e até acabou por ter a sua graça pelo pouco usual!

Google