Friday, June 8, 2007

Sumo!

Terminou o campeonato mundial de Sumo, o desporto japonês de eleição. Muito resumidamente, o Sumo é a luta entre dois atletas num ringue circular em que o primeiro que tocar com uma parte do corpo, que não os pés, ou que saia do ringue perde. Os atletas dependendo da sua performance são agrupados em categorias, no topo das categorias estão os Yokozunas.
Esta semana e por ter ganho este campeonato mundial, o atleta Hakuho ganhou o título de Yokozuna e por isso passa a ser o 69º homem a alguma vez ter ganho o título! Já agora é preciso acrescentar que neste momento apenas há 2 Yokozunas (Hakuho e Yasashoryu) no mundo e ambos são da Mongólia, apesar so Sumo profissional ser praticado exclusivamente no Japão já não existe nenhum Yokozuna Japonês desde 2003.
Eu e o Luís bem gostávamos de ter ido assistir, mas os bilhetes acabam depressa e nós não fomos a tempo. A verdade é que não gosto de desportos de luta, mas confesso que estava curiosa por assistir a este ao vivo é que eles são absolutamente gigantescos, Hakuho tem 1,92 m de altura e pesa 155kg!
Fica aqui um pequenino filme da grande vitória.

No comments:

Google