Saturday, June 30, 2007

Jantar português cá em casa!

Este Sábado resolvemos convidar os nossos amigos a virem cá jantar a casa.
O menu:
entrada: salada de grão, salada de polvo, chouriço assado, queijos
prato principal: bacalhau à brás com salada, tarte de cogumelos
sobremesa: tarte de maçã, salada de frutas
O jantar largou alguns elogios por parte dos portugueses que já tinham saudades de comida típica portuguesa, e claro, dos estrangeiros que não conheciam ou conheciam mal a nossa cozinha!

Friday, June 29, 2007

Eventos e mais eventos!

Arranjar emprego no Japão tem tudo a ver com ter os contactos certos na hora certa, por isso, neste momento todos os eventos em cujas entrelinhas se consiga ler "contactos" lá vou eu toda contente. E uma coisa é certa Tóquio está atulhado de eventos destes!
Há 15 dias estive no evento das FEW (Foreign Executive Women living in Japan), na semana passada estive no AWF (Association of Women in Finance) e num evento de uma empresa de recrutamento a JAC e hoje tive mais um evento de uma empresa de recrutamento, assim, neste momento não me posso queixar de falta de contactos, até já tive que comprar um novo arquivador de cartões pessoais!
Enfim, a minha prioridade continua a ser estudar Japonês, pelo menos para deixar de ouvir a frase "na nossa empresa o domínio da língua japonesa é muito importante", mas está a ser óptimo encontrar pessoas diferentes e ver que oportunidades há num mercado tão grande como o Japão.

Thursday, June 28, 2007

Personagem!

É certo e sabido que o Japão é o país em que as pessoas saiem de casa vestidas como lhes apetece e onde parece que ninguém repara em nada, ou se repara não acha estranho!
Antes de mais é preciso referir que estão 30º de temperatura e que com uma humidade tal que só apetece andar a saltar de ar condicionado em ar condicionado, perante isto vejam o personagem que encontrei ontem no metro:
- ténis all star (totalmente na moda!)
- calças prateadas curtas coladas às pernas
- por cima das calças vestia uns calções pretos com riscas laterais prateadas
- camisa preta
e...
- gorro polartek branco enterrado até às orelhas!!

Não admira que o rapaz de vez em quando tire uma toalha pequenina do bolso a passe pela cara ao mesmo tempo que exclama "ohhhhh atsui desu!" (Ohhhh está calor!).

Tuesday, June 26, 2007

Mais burocracia!

Ontem recebi o meu "Certificado para participar em outras actividades que não as contempladas no meu visto de residência" (acreditem que o nome é mesmo este!!) ou seja visto de trabalho (não seria muito mais simples darem-lhe este nome?).
Até aqui eu tinha um visto de casamento que me permitia trabalhar até 20 horas por semana, agora posso exercer qualquer função sem limites e nem sequer tive que mostrar ser licenciada ou possuir algum curriculum, foi simplesmente preencher um papel com o meu nome e morada, entregar nos serviços de emigração e esperar 1 mês para receber o certificado. Pergunto eu, se toda a gente que tem visto de casamento pode receber o visto de trabalho porque é que não o atribuem logo? Não seria mais fácil e económico para o estado japonês do que terem que receber duas vezes as pessoas e arrumar mais um papel? Será que os funcionários dos serviços de emigração não têm mais nada que fazer? Bem, pelos vistos não...

Sunday, June 24, 2007

Embaixada Americana

Este Sábado tivemos uma festa na embaixada dos Estados Unidos, ou melhor no condominio das residências dos funcionários da embaixada. Exactamente no centro dos centros de Tóquio, ao pé do Palácio do Emperador, no meio de uma zona totalmente construída com edifícios gigantescos, a embaixada tem um condominio fechado, com 4 prédios de cerca de 20 andares cada um e mais uma dezena de casas baixas, no meio de um jardim enorme com parque infantil e até um jardim japonês com um rio e cascatas de água!

A festa eram as comemorações antecipadas do 4 de Julho e basicamente uma série de barraquinhas montadas na zona do jardim com todos os típicos produtos americanos (hamburgers, cachorros, pipocas, algodão doce, coca-cola,...) e música ao vivo com várias bandas a tocar num palco improvisado num anfiteatro natural, ao estilo Rock in Rio!



O nosso Sábado acabou em Ebisu com os amigos na maioria portugueses... primeiro um bar de tapas espanholas e depois um bar japonês com música ao vivo, uma animação!

Saturday, June 23, 2007

A Fórmula de Deus - José Rodrigues dos Santos

Coincidência ou não, esta semana acabei de ler um livro que faz pensar um pouco sobre o nosso papel neste mundo e as causas e consequências das nossas decisões, "A Formula de Deus" um romance escrito pelo jornalista José Rodrigues dos Santos que eu aconselho vivamente.


Aqui fica o texto da contra-capa:

"Nas escadarias do Museu Egípcio, em pleno Cairo, Tomás Noronha foi abordado por uma desconhecida. Chamava-se Ariana Pakravan, era iraniana e trazia consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um título e um poema enigmático.

DIE GOTTESFORMEL
Terra if fin
De terrors tight
Sabbath fore
Christ nite

O inesperado encontro lançou Tomás numa estranha aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta efectuada por Albert Einstein, um achado que nos leva a penetrar no maior mistério da História:
A prova científica da existência de Deus.
Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos.
Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, A Fórmula de Deus transporta-nos, numa espécie de percurso iniciático, numa empolgante e primordial viagem até às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida."

Wednesday, June 20, 2007

Explosão em Shibuya - Actualização

A explosão não foi exactamente nas instalações do SPA, mas sim num anexo onde se situava o tanque de água aquecida a gás natural que fornecia o SPA, infelizmente o número de mortes subiu para 3 e de feridos para 8, todas trabalhavam no SPA com excepção de 1 homem que ia a passar na rua naquele momento. A polícia está a investigar as causas, suspeita que o gás não estava a ser correctamente ventilado e por isso ter causado a explosão.

Tuesday, June 19, 2007

Explosão em Shibuya!

Hoje, andava eu muito bem a passear em Shibuya com uma amiga quando ouvi um estrondo enorme...no início não liguei, até parecia uma espécie de trovão, como o tempo está abafado e com ar de trovoada pensei que ia começar a chover...entrei num café, sentei-me e comecei a ver por todo o lado carros de bombeiros e sirenes. Resolvi ir ver melhor o que se passava. Mesmo ao pé de mim, a uns 100 mtos do sítio onde eu estava explodiu um edifício, curiosamente um SPA só para senhoras que eu há muito pensava em experimentar. Tive mesmo muita sorte porque 1 hora antes (mais ou menos) eu e a minha amiga andávamos a passear precisamente em frente a esse SPA! A polícia entretanto selou a área, o trânsito ficou um caos, chegaram milhares de carros de bombeiros e helicópetros que fazem um barulho inacreditável.

Entretanto fui para a minha aula de japonês e, agora que cheguei a casa, fiquei a saber que morreu uma senhora e pelo menos outras 4 estão feridas.
Se quiserem os detalhes da notícia aqui fica o link.
Aqui ficam também algumas fotos tiradas por mim.

Monday, June 18, 2007

Fim de semana com Sol!

Ao contrário do que as previsões anunciavam, este fim de semana estiveram dois dias de muito sol e muito calor! Assim, no Sábado fomos para a praia mais próximo de casa, ou seja... o parque Yoyogi, havia pessoas de bikini e tudo, só faltava atirarem-se para o lago para tomar banho! Nós ainda não chegámos a esse ponto de desespero e por isso fomos em traje de passeio... mas se o calor continuar... acho que ainda vamos adoptar o estilo local!

No Domingo, resolvemos experimentar uma praia verdadeira...fomos até Enoshima, uma cidade à beira mar que tem uma pequena ilha em frente... em termos de praia foi uma desilusão... areia preta, atulhada de gente, e os arranha-céus atrás não ajudam. A ilha em si é pequena, tem um templo que nós não chegámos a visitar, ruas pequenas com casas baixas e vários restaurantes e lojas. Mas o que valeu verdadeiramente a viagem foi o SPA fantástico, virado de frente para o mar! 2 andares de piscinas e hidromassagem com diferentes tipos de jactos e temperaturas, duas piscinas exteriores fantásticas e no último andar o verdadeiro onsen japonês. Ainda assistimos a um espéctáculo de luz, som e água numa das piscinas interiores e ao pôr do sol na piscina exterior... absolutamente divinal! Quando regressámos a Tóquio já eram 22h30 da noite mas vinhamos perfeitamente relaxados!

Jantar "Just Girls"

A minha amiga alemã, a Uli, que fez o 1º curso de Japonês comigo e infelizmente vai-se embora esta 4f ainda por cima sem data de regresso planeada. Assim resolveu organizar um jantar de despedida só de mulheres. Eramos 6, eu, a Uli e mais 3 japonesas e 1 meia-alemã meia-japonesa. Eu só conhecia mesmo a Uli mas o resto das amigas eram todas divertidíssimas, especialmente as japonesas o que foi uma grande surpresa! Entre o japonês e o inglês e muita gargalhada lá nos conseguimos entender todas.
O programa foi assim: encontrámo-nos num bar em Shibuya frequentado principalmente por estrangeiros (tudo numa grande animação), de lá seguimos para um restaurante brasileiro com música ao vivo (mais animação), voltámos ao primeiro bar (era preciso gritarmos para nos ouvirmos!) e acabámos a noite a tirar fotografias na loja da Sega. Muito muito giro!

Thursday, June 14, 2007

Aula de Yoga!

Desde que experimentei pela primeira vez, em Portugal, aulas de Yoga adorei. Ajudam a corrigir postura, a esticar e o relaxamento é muito muito bom. Por aqui aulas de Yoga há por todo o lado, todos os grandes ginásios têm e alguns colocam nomes sonantes tipo "Hollywood Yoga" ou "Squeeze Yoga" e outros normais mais tradicionais tipo "Hatha Yoga" mas que a mim também não me dizem nada! Nas ruas vêem-se vários anúncios de aulas de Yoga, o difícil é escolher tendo em conta que a prática de Yoga é muito exigente para o corpo e não deve ser feita de qualquer forma!
Enfim, já há algum tempo que eu andava a olhar para um anúncio no supermercado mais próximo de minha casa e assim, esta semana informei-me e lá fui. É uma professora japonesa que dá as aulas num estúdio no National Olimpics Memorial Youth Centre, aparentemente a professora tinha cancelado a aula mas à última hora decidiu que dava aula na mesma, assim quando lá cheguei eu era a única aluna e tive uma aula privada! Depois de 2 anos sem ter aulas de Yoga e 6 meses sem ginásio, como é óbvio estou muito pouco elástica...mas soube lindamente! Ontem saí de lá parecia nova...hoje estou com dores no corpo todo...mas a sentir-me muito mais saudável :)

Wednesday, June 13, 2007

Dia de Portugal II

Para completar as comemorações do Dia de Portugal, ontem fomos a uma recepção em casa do Embaixador de Portugal aqui em Tóquio. O evento correu muitissimo bem! A casa é girissima, e muito portuguesa na decoração, fez-me até lembrar um pouco a casa dos meus pais (se calhar são as saudades!) e fica em Ropongi, o bairro da "noite gaijin" de Tóquio (ou seja é a zona onde se vêem mais estrangeiros à noite), tem uma varanda enorme com uma vista sobre os jardins do novo edifício Tokyo Midtown, e ainda por cima esteve um fim de tarde fantástico com um pôr-do-sol que parecia encomendado de propósito. De resto os convidados eram basicamente a comunidade portuguesa, alguns representantes de outras embaixadas e alguns empresários com empresas com negócios com Portugal.
Divertido, interessante e muito agradável :)

Monday, June 11, 2007

Dia de Portugal I

Ontem foi dia de Portugal, mas como era Domingo resolvemos antecipar as comemorações e assim fomos antes jantar fora no Sábado ao novo restaurante português que abriu em Tóquio. Éramos 10 portugueses e 3 japoneses muito apreciadores de Portugal, uma das senhoras inclusivamente canta fado e imaginem que até já foi cantar ao programa Praça da Alegria, sim o programa do Goucha. Surreal, demorei até ao refrão para perceber que música era e mesmo no refrão tive dificuldade em compreender o poema da canção... é claro que é de premiar o esforço da senhora, se é difícil para um português cantar o fado, imaginem para um japonês... mas daí até ser convidada para participar num programa de televisão vai muito! Enfim, acabámos a noite nós os portugueses a cantar...sempre muito mal... mas em português!

Friday, June 8, 2007

Sumo!

Terminou o campeonato mundial de Sumo, o desporto japonês de eleição. Muito resumidamente, o Sumo é a luta entre dois atletas num ringue circular em que o primeiro que tocar com uma parte do corpo, que não os pés, ou que saia do ringue perde. Os atletas dependendo da sua performance são agrupados em categorias, no topo das categorias estão os Yokozunas.
Esta semana e por ter ganho este campeonato mundial, o atleta Hakuho ganhou o título de Yokozuna e por isso passa a ser o 69º homem a alguma vez ter ganho o título! Já agora é preciso acrescentar que neste momento apenas há 2 Yokozunas (Hakuho e Yasashoryu) no mundo e ambos são da Mongólia, apesar so Sumo profissional ser praticado exclusivamente no Japão já não existe nenhum Yokozuna Japonês desde 2003.
Eu e o Luís bem gostávamos de ter ido assistir, mas os bilhetes acabam depressa e nós não fomos a tempo. A verdade é que não gosto de desportos de luta, mas confesso que estava curiosa por assistir a este ao vivo é que eles são absolutamente gigantescos, Hakuho tem 1,92 m de altura e pesa 155kg!
Fica aqui um pequenino filme da grande vitória.

Monday, June 4, 2007

Ashes and Snow

Hoje fui com uma amiga a M. ver uma exposição a Odaiba, uma ilha em Tóquio. Para lá apanhámos o barco e só essa parte do passeio já valeu a viagem, passámos por baixo da famosa ponte Rainbow e como esteve um dia óptimo fizemos o percurso sentadas na zona exterior do barco. Depois de umas horas a apanhar sol numa esplanada de Odaiba lá fomos até à exposição. O local é fantástico, chama-se Museu Nómada, porque o próprio museu se desloca de umas cidades para outras (começou em Veneza, já passou por Nova York e por St. Monica pier), a estrutura é constituida por contentores e tubos de papel que atingem a altura de 10 metros, o chão é composto por estrados de madeira e pequenas pedras, o arquitecto é o japonês Shigeru Ban.

A exposição tem o nome de Ashes and Snow e é uma exposição de fotografia e filme que mostra a interacção entre o homem e a natureza por Gregory Colbert. As imagens são absolutamente fantásticas, o ambiente em que são apresentadas e a música é sublime. Adorei!

Cliquem na foto para verem o site da exposição que está muito giro!

Sunday, June 3, 2007

Fim de semana muito bom!

Este fim de semana foi bastante animado! Na 6f fomos jantar fora com um grupo de italianos, ao todo eramos 30 dos quais apenas 3 eram portugueses. Fomos a um restaurante mexicano, Fonda de La Madrugada, óptimo (as margueritas de morango eram divinais!) fez lembrar um bocadinho o restaurante Casa México em Lisboa, só que este é muito maior e tem um grupo de mexicanos a cantar ao vivo.

No Sábado passámos a tarde no parque Yoyogi, esteve um dia óptimo, cheio de sol; apetecia mesmo ir até ao parque! Primeiro eu e o Luis estivemos sózinhos e aproveitámos para fazer os trabalhos de casa das aulas de japonês enquanto apanhávamos um banho de sol, depois alguns amigos vieram ter connosco e por isso estivemos todos à conversa.
O parque estava cheio de gente, incluindo um casamento entre uma japonesa e um estrangeiro. No casamento estavam muitos convidados, havia uma banda a tocar e serviam bebidas! Aqui ficam umas fotos!



Acabámos o dia de Sábado em cada de uns amigos a jogar Scrable (em inglês é claro!)...eu e o Luis conseguimos uma vitória esmagadora :)

Friday, June 1, 2007

Piratas das Caraíbas 3

Já estreou no Japão o último filme da saga "Os Piratas das Caraíbas", aliás o lançamento mundial do filme foi aqui em Tóquio no passado dia 25 de Maio e por isso houve uma grande promoção do filme, a televisão deu o trailler praticamente em todos os intervalos durante o mês de Maio e até na rua a promoção do filme foi bastante e original: um camião a passear, a tocar a música do filme e com uma estátua do Johnny Depp a rodar :)
Aqui fica também o trailler do filme, caso ainda não o tenham visto!

Google