Thursday, October 4, 2007

As primeiras surpresas

O ambiente de trabalho na minha empresa parece-me muito bom e pelo que ouco os outros estrangeiros que trabalham em empresas japonesas comentarem, parece-me que deve ser bem diferente do normal e bastante mais informal, de qualquer forma tem as suas particularidades.
Por exemplo, se eu me atrasar, ou sair mais cedo, e suposto por um lado pedir autorizacao ao chefe, no meu caso ao vice-presidente de Marketing e Vendas, depois tenho que enviar um mail para uma mailling list que chega a todos as pessoas que trabalham no escritorio em Toquio a informar porque e que nao vou estar no escritorio. Isto tudo, mesmo que o atraso seja de apenas 5 minutos!!

3 comments:

Unknown said...

Esses japas são muito estranhos... :-)Até dá vontade de arranjar logo uma história daquelas típicas "tuga"... :-D
Muitos beijinhos,

Paula e Leonor Taveira

Lu said...

Bem, ate agora consegui sempre a proeza de chegar 5 ou 10 minutos mais cedo...de qualquer forma ja decidi que vou borrifar nessa regra, afinal de contas sou tuga, tenho que manter a cultura! Ah e nao imaginam a quantidade de mails que recebo todos os dias a conta disso...especialmente sabendo que somos so 21 pessoas!

Anonymous said...

Olá Luisa!

Cheguei ao teu blog através dos detalhes das connections da Anabela Galão no Linkedin. Gostei de saber que estão bem!

A propósito do teu post, lembrei-me que a minha irmã comentou em tempos, quando vivia entre o Porto e Tóquio, precisamente a intolerância dos japoneses face aos atrasos. Segundo me disse, um atraso é considerado uma falta de respeito pelos colegas. A lógica, acho, é a seguinte: enquanto estás ausente, há sempre pelo menos um colega que faz o teu trabalho...

Já que te teclo pergunto-te o seguinte (embora este não seja de todo o meio mais adequado de o fazer!...): a minha irmã tem um amigo que está de partida para Tóquio, onde ficará 3 anos. Posso dar-lhe o teu email?

Tudo de bom,
Joana Marques

Google