Bom Ano!!
Continuando a recordar musicas antigas... aqui ficam os meus desejos de um fantastico 2008!
Continuando a recordar musicas antigas... aqui ficam os meus desejos de um fantastico 2008!
Rabiscado por Lu às 10:45 AM 2 bitaites
Este ano, tal como o ano passado, resolvemos passar o Natal no Japao. O ano passado tinhamos ca uma serie de amigos, este ano os nossos amigos foram passar o Natal a casa e nos estavamos a ficar muito tristes com a perspectiva de um Natal sozinhos sem o resto da familia. Assim, tivemos a ideia (brilhante na minha opiniao!!) de ir passar o Natal a neve.... ja que e um Natal diferente, entao vamos torna-lo verdadeiramente unico!
Arranjamos um hotel muito simpatico (Hakuba House), pequeno, tipo familiar e gerido por australianos, numa zona de boa neve e com facil acesso a partir de Toquio, e la fomos. Chegamos no dia 22 e regressamos ontem dia 25. O tempo esteve bastante bom, o sol nao apareceu muito mas as condicoes da neve estiveram bastante boas para o ski.
A noite de Natal passamos no hotel, jantamos Nabe, uma especie de cozido com legumes, carne, peixe, cogumelos, camarao, etc., estilo fondue, porque e cozinhado pelas proprias pessoas. A grande surpresa foi quando vimos bacalhau no meio do peixe...ou seja, apesar de ter um sabor bem diferente, acabamos por comer mesmo bacalhau cozido na noite de Natal.
Rabiscado por Lu às 2:38 PM 0 bitaites
Rabiscado por Lu às 4:18 PM 3 bitaites
Este fim de semana foi um verdadeiro rebuliço, no Sábado tivemos um jantar de Natal em casa de uma amiga francesa do qual fazia parte a tradicional troca de prendas, assim basicamente passamos os dois dias a fazer compras de Natal...presentes para nós, presentes para Portugal, presentes para a "troca" no jantar...
Isto faz-me recordar que, de facto, a Internet foi uma invenção fantástica por mil e um motivos, mas para quem vive fora de Portugal e não vai a casa nesta altura do ano as compras na net são muito boas! É muito mais facil andar de loja em loja na net, confortavelmente sentada no meu sofá do que andar a correr de loja em loja e a discutir o espaço em frente às prateleiras com mais mil clientes mortos por despacharem as suas compras!!...É que aqui, como em todo o lado, as lojas estao cheias de gente e conseguem tornar uma ida às compras num verdadeiro pesadelo. As compras na net têm o problema de não ser possível comprar tudo, porque há coisas que invariavelmente se tem que tocar e ver ao vivo, mas consegue-se muita coisa e com a vantagem de que nao e preciso ir aos correios a seguir para enviar para Portugal! E só colocar a morada certa e pronto! Ainda por cima agora muitos sites têm o método de pagamento por multibanco, o que evita aquele passo sempre desagradável de colocar o cartão de crédito na net! Eu estou fã!
Rabiscado por Lu às 10:55 AM 6 bitaites
Rabiscado por Lu às 11:11 AM 0 bitaites
O espírito natalício saiu a rua. As ruas estão todas iluminadas, as montras encheram-se de mensagens de "Happy Christmas" e está um frio de rachar! Como o Natal não são só compras, hoje trago-vos um rabisco "católico". Uma missa católica é igual em todo o lado do mundo, e no Japão, de facto toda a parte relativa ao ritual propriamente dito é igual, mas a organização é muito muito diferente! Envolve pelo menos 20 pessoas para além do Padre, acólitos, leitores, ministros da comunhão e coro. Perguntam vocês o que é que essas 20 pessoas fazem?! Então é assim:
- quando chegamos a igreja essas pessoas encontram-se distribuídas em pé a indicar onde há lugares vazios. Muito útil para evitar termos de ficar de pé só porque não vimos que havia um lugar escondido algures!
- um dos organizadores é encarregue de gerir a missa, ou seja faz avisos iniciais e finais, pede às pessoas que não comam nem alimentem crianças, que desliguem os telemóveis e anuncia a existência de lugares especiais para crianças, idosos e deficientes motores, para além disso...
- ao longo de toda a missa avisa as pessoas quando é para se sentarem, levantarem ou ajoelharem. Muito útil para quem não está habituado a ir à missa!
- Quando chega a altura da comunhão os organizadores colocam-se ao longo dos bancos e as pessoas vão comungar pela ordem em que estão sentados. Nada de andar a saltar por cima das pessoas, e se estiver sentado na primeira fila tem ir logo a correr senão perde-se a vez!
Enfim, acho que já seria de esperar que os japoneses, com a sua mestria nos detalhes e na organização de tudo, também na missa utilizem a sua influência!
Rabiscado por Lu às 11:35 AM 0 bitaites
Dobrar uma t-shirt no japao e muito facil, ora vejam aqui!
Rabiscado por Lu às 3:02 PM 2 bitaites
De facto os japoneses preservam muito pouco a vida pessoal e familiar! Imaginem que ontem tive uma reuniao na empresa marcada para ser das 20h as 22h... e que ainda por cima acabou ja eram 22h30!
Nos meus empregos anteriores cheguei a ter reunioes marcadas para as 19h ou reunioes marcadas para mais cedo, mas que por alguma razao se atrasavam... nao era muito agradavel e acontecia raras vezes, mas quando nao se arranjava mais tempo la tinha que ser... agora planear com 15 dias de antecedencia uma reuniao para comecar as 20h e estar previsto acabar as 22h, isso eu nunca tinha visto! Ainda por cima uma reuniao para discussao de ideias (brainstorming), acho que isto depende das pessoas, mas eu funciono melhor de manha do que a noite, de manha tenho a cabeca fresca, a noite fico cansada e e mais dificil ter boas ideias!
Ainda mais espantada fiquei quando vi que, ao sair da sala da reuniao, o escritorio ainda estava cheio de gente... fazendo umas contas rapidas... estavamos na reuniao 7 pessoas, o total de pessoas do escritorio de toquio sao 21, quando saimos ainda estavam sentados a trabalhar cerca de metade da sala ou seja mais 10 pessoas, o que da um total de 17 e significa que 80% da empresa saiu do escritorio ontem ja passava das 22h30 da noite!
Pelo que tenho ouvido dizer (atraves dos meus colegas e amigos) parece que isto e muito normal... Enfim, vou ter que me habituar a que estas coisas podem acontecer... mas so de vez em quando!
Rabiscado por Lu às 3:00 PM 0 bitaites
Rabiscado por Lu às 5:23 PM 0 bitaites
Parece que os japoneses andam muito curiosos com a nossa forma de lidar com o amor...
Desta vez foi um coleguinha aqui do trabalho que no meio do almoco resolveu perguntar-me "how many times a day do you say to your husband that you love him?"... como e obvio fiquei meia parva com a pergunta... mas la respondi...
"bem, nao sei bem... algumas vezes... depende dos dias... depende do numero de vezes que fale com ele ao longo do dia... talvez umas 4 vezes..."
resposta: ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Eu ainda acrescentei que isto depende dos casais e que ha de certeza pessoas que dizem mais vezes e outras que dizem menos. Eles continuavam com um ar pasmado a olhar para mim, e eu claro que me vinguei e devolvi a pergunta.
Resposta: nao nao, nos nao dizemos!
Eu: nao dizem como? Nunca?!?
Resposta: So em dias especiais!
Eu: por exemplo?
Resposta: Nos anos, no ano novo, no Natal (que para os japoneses e como se fosse dia dos namorados)
Uma das japonesas riu-se a ainda acrescentou..."Quero ter um namorado estrangeiro!"
E assim fiquei a saber um pouco mais sobre a vida dos japoneses!
Rabiscado por Lu às 11:02 AM 0 bitaites
E verdade, faz hoje 1 ano que escrevo neste blog (e 1 ano e 15 dias desde que cheguei ao Japao!), quando comecei nao fazia ideia se ia ter muitos amigos a ler (achei que se calhar acabava por ficar um diario so para mim e que mais ninguem ia ligar!), tambem nao fazia ideia que ia ter tantas historias para contar nem por quanto tempo ia continuar a escrever.
Hoje, um ano depois, vejo que aventuras nao faltam para contar, alem disso fico muito contente por ver que nao sou a unica a ler o que escrevo, acho que ate presto mais atencao aos pormenores extravagantes da vida dos japoneses para depois vos poder descrever.
Assim o meu MUITO OBRIGADO a todos os que me tem incentivado a continuar a descrever a minha/nossa experiencia aqui! Obrigada pelos comentarios, e-mails, ideias e palmadinhas nas costas!
Rabiscado por Lu às 10:15 AM 12 bitaites
Uma vez que sexta-feira foi feriado, este fim de semana foi comprido. Desta vez celebrou-se o dia do agradecimento ao trabalho, o equivalente ao dia do trabalhador em Portugal, mas em vez de se celebrar a luta pelos direitos dos trabalhadores, agradece-se a oportunidade termos um emprego... perspectivas diferentes... feriado na mesma!
Desta vez ficamos por Toquio, mas apesar de ter estado muito bom tempo, resolvemos nao andar a correr a cidade como turistas! Acho que precisavamos os dois de descansar sem ter horas para nada. Mas mesmo assim, acabamos por fazer alguns programas originais como este...
Na sexta-feira tivemos uma noite bem divertida, jantamos com um amigo portugues e um casal de japoneses. Ele sabia falar bem ingles e ate diz algumas coisas em portugues, ela nem por isso, mas entre o ingles e o japones la nos entendemos todos. No final da noite, ja a japonesa tinha bebido um copo a mais, perguntou-me porque e que eu me tinha casado com o Luis...fiquei um bocado surpresa com a pergunta, mas la lhe expliquei que gostavamos muito um do outro, que alem disso nos davamos muito bem e queriamos estar juntos, e resolvi devolver a pergunta e perguntar-lhe porque ela estava com o namorado...depois de muito corar.... muita gargalhadinha.... eu sempre a insistir.... resposta dela (traduzida por ele): "Porque ele me da a oportunidade de conhecer pessoas estrangeiras, coisa que ate agora eu nunca tinha tido!"
Fiquei de boca aberta. E ele ainda acrescentou "e tudo".
Eu ri-me disse que nao acreditava que fosse so por causa disso...disfarcei o choque e pronto!
Rabiscado por Lu às 6:36 PM 2 bitaites
Comecou a epoca do frio, estive fora apenas uma semana mas noto uma diferenca muito muito grande, tornou-se impossivel sair a rua sem luvas e proteccao para o pescoco, para alem de um casaco de inverno bem quente.
Confesso que sair de casa de manha cedo de bicicleta, e sentir o vento frio na cara nao e a coisa mais agradavel do mundo... e verdade que fazemos exercicio, e que o que custa mais sao os primeiros 5 minutos... mas mesmo assim.... que saudades do meu querido Polo azul... tinha tecto e aquecimento!
Rabiscado por Lu às 11:00 AM 0 bitaites
Regressei ontem a Toquio. A viagem passou a correr e os dias em Lisboa entao nem se fala! Quando dei por mim ja estava outra vez dentro do aviao. Escusado sera dizer que estou novamente com os sonos trocados, mas enfim...
No Japao e obrigatorio trazer uma lembranca, um Omiagi, sempre que se vai a algum lado, obviamente que isto se aplica quando se viagem para fora do Japao, mas ca dentro e a mesma coisa... por exemplo fazendo um paralelo com Portugal, imaginem que vao passar o fim de semana ao algarve, seria obrigatorio trazer uns dons rodrigos para os colegas. Eu como sou estrangeira borrifo-me um bocado neste costume, especialmente quando vou a algum lado no Japao, mas desta vez trouxe na mala uma lembranca especial: pasteis de nata miniaturas!
Confesso que me custou nao os comer eu propria, quando a minha mae os trouxe ainda estavam quentes e vinham com a massa bem bem estaladica... mas achei que era por uma boa causa e nao se pode ser egoista! O resultado foram expressoes de delicia... gritinhos pelas mulheres e ohhhhhhhhhhhhs pelos homens, todos radiantes, parecia que nunca tinham comido nada tao bom!
Rabiscado por Lu às 12:10 PM 0 bitaites
A minha primeira viagem de negócios (que nome tão pomposo) na jig trouxe-me até Londres, Madrid e por fim Lisboa. Os primeiros dias em Londres foram para morrer devido ao jetlag, andei sempre a correr e com a cabeça meio azambuada, quando cheguei a Madrid consegui finalmente regularizar o sono e tive a sensação de estar quase quase quase em casa... e agora aqui estou, de novo em Lisboa para uma visita de 3 dias. Com o trabalho não tenho tempo para lazer e vou andar sempre a correr... mas pelo menos acho que vou conseguir aproveitar o Sábado por cá e matar as saudades da família!
Rabiscado por Lu às 3:58 PM 2 bitaites
Rabiscado por Lu às 4:24 AM 2 bitaites
Apesar de ter começado a trabalhar, mantenho as aulas de japonês, duas vezes por semana. Até a semana passada tinha aulas ao final do dia 2f e 4f das 19h as 21h, escusado será dizer que nesses dias chegava a casa com a cabeça feita em água, por isso esta semana comecei a ter aulas demanha, das 8h30 as 10h30, assim com a cabeça fresca tenho aprendido muito mais.
Rabiscado por Lu às 6:50 PM 2 bitaites
Rabiscado por Lu às 6:44 PM 2 bitaites
Hoje precisei de enviar um fax... pedi a ajuda e la fui eu tentar aprender... o processo em si e simples, sao 3 ou 4 botoes de facil memorizacao, foi mais dificil descobrir que numero digitar, e que para alem do codigo internacional + numero de telefone, e preciso colocar um codigo com 5 numeros. Enfim, ultrapassado este pequeno problema o fax la foi enviado. Passados uns minutos vem ter comigo a pessoa que enviou o fax, todo contente, a dizer que o resultado era OK. Resposta minha... ai que bom, onde esta o relatorio do envio?
Coleguinha: como o resultado foi OK a maquina nao imprime relatorio...
Eu: ah, mas eu preciso do relatorio, porque se houver algum problema tenho que conseguir provar que enviei o fax...
C: nao, nao e possivel
Eu: tem que ser possivel
C: nao...
Eu: sim...
C: nao...
Eu: sim...
Enfim, como a conversa nao ia a lado nenhum la fomos buscar outra pessoa... e mais outra... e mais outra... as tantas eramos 7 pessoas em frente ao fax, mas por fim la conseguimos imprimir o dito relatorio!
Rabiscado por Lu às 6:09 PM 0 bitaites
Hoje fui almoçar com os meus colegas a um restaurante indiano. Chegámos ao restaurante e logo na entrada está uma máquina grande, tipo as máquinas de bebidas na rua, mas em vez de bebidas tem o menú. Ou seja, apesar do restaurante ter empregados, em vez de ser uma pessoa a anotar o pedido e a receber o pagamento é a máquina que faz isso. E assim foi, cada um escolheu o que queria, pagou e recebeu um talão, depois escolhemos uma mesa, sentamo-nos e só nessa altura vem um empregado ter connosco para receber os talões com os pedidos. O sistema é bastante eficaz, evita erros nas contas e a inevitável espera para que o empregado traga a conta, para além disso ainda evita os roubos por parte de empregados menos honestos.
Rabiscado por Lu às 7:56 PM 0 bitaites
Mesmo com a chuva que se fez sentir na sexta-feira, iniciámos este fim de semana, com uma noitada valente que incluiu jantar, karaoke e discoteca. Uma animação! Ainda bem que aproveitamos a noite, porque no Sábado esteve um tempo impressionante. Passou pelo Japão um furacão e por isso esteve um vendaval horrível e caiu uma carga de água que tornou impossível qualquer excursão à rua! Nós bem nos aventurámos e fomos até ao supermercado, mas depois metemo-nos logo em casa!
No Domingo o Luís vôou para Boston e eu por cá fiquei. Esteve um dia lindo de sol e uma temperatura fantástica, andei de t-shirt o dia inteiro! Passei a tarde com uns amigos portugueses que vieram cá passar a lua de mel, andámos a passear por Harajuku, Omotesando e Shibuya, muito bom!
Rabiscado por Lu às 8:01 PM 0 bitaites
Sexta-feira e dia de limpeza no escritório, quando chega às 18h, a pessoa responsável pelos recursos humanos leva-se e grita...limpezaaaaaaaaaaa...fiquei um pouco surpresa (mas como já estou habituada a ser frequentemente surpreendida consigo controlar-me e não demonstrar nada), parei simplesmente à espera de ver o que é que acontecia... e começa toda a gente a levantar-se, uns vão buscar grandes sacos de plástico, os outros agarram nos caixotes de lixo individuais e despejam o conteúdo para os sacos maiores, no fim 2 pessoas vão buscar dois aspiradores e limpam os pequenos papeis que caem no chão. Em 15 minutos ficou tudo limpo. Perguntei se não vêm cá empregadas para limpar, e disseram-me que sim, mas elas não limpam os caixotes individuais, nós é que temos de fazer isso. Tudo bem, a verdade é que não dá trabalho nenhum e até é uma forma de descontrair ao fim da tarde, mas pergunto-me se isto acontece só aqui no Japão ou se nas empresas pequenas em Portugal acontece a mesma coisa...
Rabiscado por Lu às 7:09 PM 0 bitaites
O primeiro impacto quando comecei a trabalhar foi nao poder usar acentos no computador da empresa, agora ja me comeco a habituar, o que e um problema... qualquer dia quero escrever a mao ou no meu computador pessoal e desato a fazer erros ortograficos! Mas enfim, passando a frente desse pequeno grande problema surgiu-me um ainda maior, o meu computador tem o nosso alfabeto e tem os 3 alfabetos japoneses (as teclas tem as letras em hiragana e depois ha umas quantas teclas para mudar para kanji e katakana), basicamente eu posso escolher usar o teclado em ingles e usar as nossas letras, ou usar o japones com o qual posso usar as nossas letras mas de uma forma mais dificil. Ate aqui tudo bem, escolhi a versao ingles e corre tudo bem, o problema foi quando quis colocar sinais especiais, tipo ()=+;: e que com o teclado em ingles as teclas nao correspondem ao simbolo que esta marcado, ou seja sempre que carregava na tecla que diz ( aparecia-me um *, um stress... ao fim de 3 semanas e de eu ja quase ter decorado as teclas "escondidas" consegui resolver o problema... uffa... nao imaginam a alegria!
No meio destas minhas andancas com o teclado resolvi comecar a utilizar os meus conhecimentos de japones e escrever uns mails usando as letras deles. E o que descobri deixou-me pasmada. E que os proprios japoneses, quando escrevem usam o nosso alfabeto em vez de usarem os deles... isto e um bocado dificil de explicar, vamos ver se consigo...
Obrigado em japones diz-se arigatou, e escreve-se ありがとう,
a = あ
ri = り
ga = が
to = と
u = う
e o teclado deles tem cada uma destas letras, mas eles em vez de utilizarem as letras deles escrevem com o nosso alfabeto e depois carregam numa tecla que passa para o deles... ora nao seria muito mais facil usarem simplesmente o nosso?
Rabiscado por Lu às 5:38 PM 0 bitaites
Este fim de semana notei mesmo a chegada do Outono, os dias estão muito mais curtos, e já se começa a sentir frio. Em casa já tivemos que acrescentar roupa a cama e, na rua, só ao sol é que se sente calor. Domingo esteve um dia de sol lindo, durante a tarde fomos passear ao parque Yoyogi que já comeca a ter as folhas em tons de castanho e encarnado. O parque como sempre estava cheio de pessoas, muitos a tocarem instrumentos (tambor, saxofone, guitarra e alguns instrumentos de sopro) e outros a mostrarem as suas habilidades como um grupo a fazer sapateado, outro de malabaristas.
De resto tivemos um fim de semana mais calmo que os anteriores, mas mesmo assim muito bom!
No Sábado fomos almoçar a Shibuya, à noite tivemos uns amigos a jantar cá em casa (fizemos bacalhau com natas!), e no Domingo, depois do passeio pelo parque, ainda fomos jantar a casa de uns amigos!
Rabiscado por Lu às 2:17 PM 2 bitaites
O que me dizem voces se tiverem uma reuniao importante com o chefe e ele se apresentar de chinelos de quarto? E voces levarem os vossos chinelos tambem? Aqui no Japao a resposta e: e claro que sim!
Eu ja tinha ouvido falar deste habito dos japoneses chegarem ao escritorio, descalcarem os sapatos e passearem-se o dia inteiro de chinelos de quarto, mas so vendo e que se percebe. Preciso acrescentar que a minha empresa e relativamente informal, e realmente as pessoas que estao de fato ficam ainda mais engracadas, mas de qualquer forma eu nao consigo deixar de esbocar um sorriso sempre que reparo, acho que ainda vai levar um tempo ate me habituar...
Nao ha duvida que e muito mais confortavel andar de chinelos, mas eu nao vou adoptar este costume... bem... a verdade e que nunca se sabe, talvez daqui por uns anos esteja a rir-me deste post e achar que era uma idiota por pensar que e ridiculo!
Rabiscado por Lu às 10:55 AM 2 bitaites
Este fim de semana, Domingo, fizemos 1 ano de casados (incrivel como o tempo passa depressa) e por isso resolvemos comemorar. Assim, fomos ate Hakone, uma cidade pequena que fica nas montanhas a 1h30 de Toquio, e de onde se ve o Monte Fuji, o mais conhecido vulcao do Japao...de qualquer forma nos nao fomos ver o vulcao, mas sim, aproveitar as aguas termais que ha em grande abundancia naquela zona, sao os chamados Onsens.
Depois de uma grande dificuldade em encontrar um hotel acabamos por ficar num Ryokan, que e um hotel muito tipico japones, no nosso caso tinhamos um onsen privado no quarto, ou seja uma mini piscina de agua muito quente na varanda do quarto com vista para a floresta ali ao lado. Muito muito bom! Nestes hoteis normalmente dao para uso no hotel um yukata, uma especie de kimono em algoodao, que os hospedes usam para todo o lado...assim la fomos os dois jantar vestidos a rigor e comemos como e obvio uma refeicao tipicamente japonesa!
No Domingo fomos visitar o Museu do Vidro de Veneza, giro! E acabamos a almocar no hotel Hyatt muito bom!
As fotos...
Ao jantar... o Luis a tentar arranjar um peixe com os pausinhos!
Pequeno almoco muito nutritivo....por cima do yukata tenho um casaco tambem tipico...
No jardim do Ryokan...
Rabiscado por Lu às 10:26 PM 6 bitaites
Ontem tive a minha festa de boas vindas na empresa, marcada para as 21h (hora a que eu acabava a minha aula de japones)
Digo eu... - Ah vamos jantar!
Resposta... - nao, nao e um jantar para antes uma nomini party, ou seja vamos beber um copo, mas tambem ha comida.
- Ok, petiscamos so alguma coisa.
- Nao, vai haver imensa comida!
- Ok, entao nao e um jantar mas e como se fosse...
- pois...(risos)....
Munida desta informacao la fui ate ao restaurante, pequenino e aqui muito proximo do escritorio (basicamente nos ocupamos o espaco todo!), a comida era essencialmente galinha, no geral muito bom e ainda provei umas coisas estranhissimas como... perna de galinha crua (com um tempero a base de abacate e tomate muito bom), estomago de galinha cru (o mal acho que foi eu saber o que era antes de provar... nao sabia mal, mas a minha cabeca nao me deixou gostar!).
Mais uma coisa estranha... cada vez que chegava alguem do nosso grupo ao restaurante, as mulheres mudavam de lugar por forma a deixar os lugares centrais para a pessoa que chegou atrasada...por acaso todos os atrasados foram homens, mas nao quero estar ja a concluir uma descriminacao destas, de qualquer forma, eu nao me mexi... se calhar comecei ja a deixar boa impressao!
Rabiscado por Lu às 12:55 PM 0 bitaites
Em Portugal foi feriado na 6f...no Japao foi feriado ontem (2f)! Eu e o Luis aproveitamos bastante estes dias!
Na 6f fomos jantar a um restaurante giro em Shibuya, estavamos os dois a precisar de arejar a cabeca depois de uma semana de trabalho intensa!
No Sabado, fomos visitar uma zona de Toquio que se chama Nishi-Nippori, e uma zona calma, as casas sao baixas e veem-se muitas casas tradicionais, para alem de uma serie de templos numa area bastante pequena. Andamos a passear a tarde toda nas ruas estreitas, vimos algumas lojas de antiguidades e acabamos o dia a lanchar num cafe brasileiro com muito boa onda, estivemos a ler livros sobre musica brasileira! As fotos:
Um dos muitos templos...Um cemiterio...
A ver o jardim de uma casa museu de um escultor Japones
Outro templo com umas janelas muito originais...
O muro de uma casa que parecia um castelo!
Rabiscado por Lu às 5:14 PM 0 bitaites
Hoje estive a programar o acesso ao meu PC atraves da impressao digital! Pois e, agora ja nao tenho que escrever o meu username nem a password para entrar no computador, basta simplesmente passar o dedo! Giro nao e?
Rabiscado por Lu às 4:43 PM 0 bitaites
O ambiente de trabalho na minha empresa parece-me muito bom e pelo que ouco os outros estrangeiros que trabalham em empresas japonesas comentarem, parece-me que deve ser bem diferente do normal e bastante mais informal, de qualquer forma tem as suas particularidades.
Por exemplo, se eu me atrasar, ou sair mais cedo, e suposto por um lado pedir autorizacao ao chefe, no meu caso ao vice-presidente de Marketing e Vendas, depois tenho que enviar um mail para uma mailling list que chega a todos as pessoas que trabalham no escritorio em Toquio a informar porque e que nao vou estar no escritorio. Isto tudo, mesmo que o atraso seja de apenas 5 minutos!!
Rabiscado por Lu às 12:37 PM 3 bitaites
Ontem comecei a trabalhar na jig.jp.
Como cheguei de Portugal na 6f da semana passada ainda estou a sofrer com o jetlag (ontem acordei às 5h da manhã e hoje às 6h como se fosse meio-dia!) isso é capaz de ser um dos motivos porque chego ao fim do dia a sentir-me perfeitamente de rastos com o cansaço, assim, não vou entrar em grandes detalhes, mas quero deixar já um registo das primeiras impressões!
Fui muito bem recebida pelos meus colegas somos apenas 5 mulheres em 21, o que não é nada mau, uma vez que o número de mulheres a trabalhar no Japão é muito reduzido. Ontem almocei sushi com os coleguinhas todos no escritório, e eles apresentaram-se individualmente, teve muita graça porque a maioria não fala inglês, lá foram dizendo as coisas em japonês com muitos gestos e tinham umas folhas com frases escritas em Português, assim fartei-me de ouvir "Olá, tudo bem?", "Como vai? Bem?", "Eu estou bem obrigada", "Muito prazer em conhecê-la". Pelo menos deu para ver que são simpáticos e mostraram esforço em comunicar comigo.
De resto passei os dias de reunião em reunião a aprender e ontem ainda tive a minha primeira aula de japonês, escusado será dizer que eu estava tão estoirada que já mal conseguia ouvir!
Rabiscado por Lu às 8:05 AM 1 bitaites
Estou de regresso, cheguei bem apesar da gigantesca constipação! A viagem não correu mal, mas o tempo em Frankfurt estava péssimo e por isso o vôo de Lisboa atrasou duas horas, como eu tinha exactamente duas horas de espera, tive que correr mas, com sorte, ainda consegui apanhar o vôo para Tóquio. Fiquei logo a pensar que devia ser muito díficil a luftansa conseguir transferir também a minha bagagem de porão... já estava a imaginar-me a ter que esperar para ver se realmente a mala vinha ou não e depois ter que fazer uma reclamação (já me aconteceu 2 vezes antes por isso sei bem a chatice que é) quando tive a grande surpresa de um serviço muito muito eficiente! Pois foi, assim que saí do avião tinha uma senhora com o meu nome à minha espera para me informar que a minha bagagem só chegaria no dia seguinte, a senhora foi comigo até ao balcão onde já tinham uma ficha preparada sendo apenas necessário eu fornecer os detalhes da mala e a morada para onde enviar. É o que eu chamo um serviço de excelência!
Rabiscado por Lu às 8:09 PM 0 bitaites
Desta vez passei 1 mês inteiro em Portugal. Tive bastante mais tempo e assim consegui aproveitar melhor a estadia sem ter de andar sempre em stress a correr de um lado para o outro...mesmo assim houve coisas que ficaram por fazer, amigos que ficaram por visitar, mas acho que isto vai sempre acontecer e vou ter que me habituar. Para o Luís que sou ficou uma semana os dias passaram a voar e a pena de voltar foi muito grande. Os dias de férias em Tróia e no Algarve foram excelentes, os jantares e almoços com os amigos muito muito bons, os meus sobrinhos estão excelentes (claro que passei muito tempo agarrada a eles), voltar a dormir em casa dos meus pais foi como voltar a ter 20 anos mas agora a ser mimada o tempo todo (obrigada!).
E a foto prometida do almoço memorável na Praia das Maçãs (Rita e Nuno, mto obrigada!)
Rabiscado por Lu às 5:23 PM 0 bitaites
Depois de um fim de semana de praia em Shimoda, que incluiu 5 horas de viagem de carro no regresso a Tóquio (grande parte dos 200 km foram feitos em pára-arranca), tive apenas 3 horas de sono, mas mesmo assim acordei entusiasmada com a vinda para Portugal, onde cheguei 22 horas depois!
As próximas semanas vão ser passadas a matar as saudades que já eram muitas, regresso no fim do mês, dia 27 de Setembro para começar a trabalhar dia 1 de Outubro...até lá o blog vai de férias comigo!
Rabiscado por Lu às 6:19 AM 0 bitaites
Hoje foi o meu último dia na escola de Japonês (a turma ainda tem mais 1 semana de aulas mas eu vou para Portugal já na próxima 2ª feira) e coincidiu com uma visita de estudo! Fomos até ao Tóquio Sea Life Park, um aquário muito giro! O nosso Oceanário em Lisboa tem uma variedade muito maior de peixes, de qualquer forma foi giro ver os tubarões martelo, um cardume enorme de atuns gigantes, uma garoupa enorme e os pinguins! Aqui ficam algumas fotos.
No aquário...
Fora do Aquário...
Rabiscado por Lu às 6:58 PM 0 bitaites
Andar de taxi no Japão é só por si uma experiência gira!
Rabiscado por Lu às 4:37 PM 0 bitaites
Como sabem, o Japão é um dos maiores produtores mundiais de banda desenhada, filmes e bonecos de animação. Assim, este Sábado fomos até uma feira de "Anime". Por lá encontrámos milhares de bonecos e pessoas vestidas de boneco animado! Deixo aqui algumas fotos:
Rabiscado por Lu às 3:21 PM 0 bitaites